Prime Contabilidade

Holding: o que é e quais são os tipos

Holding: o que é e quais são os tipos

Se você é um empreendedor antenado nas possibilidades do mercado, já deve ter ouvido o termo “holding”, não é mesmo? Mas você sabe dizer o que esse termo significa?

Você com certeza conhece uma ou duas holdings. Elas são empresas cuja atividade principal é controlar as ações de uma ou mais empresas. Como exemplo podemos citar o Grupo Unilever, Nestlé, Johnsons & Johnsons, entre muitas outras.

Mas as holdings não precisam ser grandes corporações que controlam grandes ações, essa modalidade tem sido uma ótima opção para aqueles que buscam por um bom planejamento sucessório, por exemplo.

Então, se você quer saber exatamente o que é uma empresa Holding e quais são os tipos de holding existentes em solo brasileiro, continue lendo!

O que é uma empresa Holding

A expressão inglesa vem do verbo “segurar” em inglês (to hold), e assim como o verbo, esse tipo de empresa vai “segurar” outras embaixo de um guarda-chuva. Uma empresa holding é uma sociedade com ações ordinárias, que funciona como uma gestora matriz de participações sociais, exercendo controle sobre outras empresas.

A intenção de uma holding é administrar, organizar e estruturar suas empresas subsidiárias. Ela irá tomar as decisões que determinam o funcionamento das demais marcas por ser sócia majoritária.

Os ativos adquiridos para se tornar uma holding podem ser ações, fundos de hedge, títulos, marcas registradas, móveis, direitos autorais, patentes, entre outros.

Apesar desse objetivo principal, muitas pessoas com patrimônios consideráveis começaram a utilizar essa modalidade como forma de gestão administrativa, economia tributária e planejamento sucessório, sendo comum que se estabeleça uma sociedade empresarial com bens incorporados.

Tipos de holding

Como citado anteriormente, as holdings são utilizadas para além do seu fim tradicional. É a partir de seus objetivos que as holdings são classificadas, veja a seguir quais são os tipos:

Holding patrimonial ou familiar

Uma holding patrimonial é utilizada para a administração de bens próprios. Ela é fundada para gerir bens como imóveis e automóveis, por exemplo, para que esses sejam integrados ao capital da companhia.

É uma maneira de facilitar a gestão e os benefícios fiscais e sucessórios. Ela vai preparar, e até antecipar, a herança dos herdeiros. Ou seja, a holding patrimonial é muito utilizada por famílias que possuem um alto patrimônio e buscam gerenciar de forma centralizada esses bens.

Ela pode ainda doar aos seus herdeiros as quotas da empresa formada.

Holding administrativa

A holding administrativa centraliza a tomada de decisões de uma ou mais empresas. Ela é fundada com o objetivo de otimizar o controle oferecendo uma administração profissional.

Entre outras vantagens, esse tipo de negócio oferece a proteção dos sócios gerenciais que conseguem blindar os patrimônios pessoais.

Holding pura

Uma holding pura possui o objetivo central de administrar o capital social das empresas que controla. Ou seja, as decisões são restritas a assuntos financeiros.

Ela pode deter uma participação majoritária ou minoritária e também pode ser chamada de Sociedade de Participações.

Holding mista

Uma holding mista é o contrário de uma holding pura, ou seja, as decisões não são restritas. Ela pode se envolver em questões operacionais, como a exploração da produção e da comercialização de produtos e serviços.

É o tipo mais comum no Brasil e, apesar de ter uma vantagem de custo sobre estruturas autônomas, há prejuízos em relação à proteção do patrimônio. Por isso deve ser estudada com calma.

Holding de controle

Por último, uma holding de controle tem por finalidade garantir a administração sobre o próprio negócio, mesmo que haja participação de terceiros em sua companhia.

É um tipo de controle societário para assegurar a gestão do negócio. Neste caso, o acionista majoritário fica protegido de eventuais problemas.

Veja como tirar sua ideia do papel e abrir uma empresa!

De forma resumida, uma Holding é formada para a proteção e administração dos bens familiares e da economia tributária. A centralização da governança corporativa permite adotar soluções de controle e influência de outras empresas.

Mas ainda há muito o que saber sobre as Holdings, como as vantagens e os cenários envolvidos. Continue nos acompanhando por aqui e saiba mais sobre o assunto!

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins