Prime Contabilidade

Tire suas ideias do papel e abra um CNPJ: como empreender no Brasil

Tire suas ideias do papel e abra um CNPJ: como empreender no Brasil

Empreender no Brasil é um tema que desperta bons debates. Afinal, mais de 70% dos brasileiros pretendem abrir o seu próprio negócio algum dia.

Mas para obter o sucesso desejado, é necessário conhecer tudo que envolve empreender — principalmente em nosso país.

Grande parte dos empreendedores abrem suas empresas com muita vontade e pouco — ou nenhum — entendimento de mercado. Na cabeça de muitos, este estudo prévio ou até mesmo um planejamento estratégico eficaz são excessos de zelo, porém não é verdade.

Para investir com sucesso no seu negócio, é de suma importância conhecer o cenário onde irá empreender por completo.

Quanto mais informação você tiver, melhor.

Portanto, para te mostrar como tirar suas ideias do papel, abrir um CNPJ e ser dono do seu próprio negócio, a Prime Contabilidade preparou um artigo repleto de informações relevantes na área de empreendedorismo!

Fique conosco e confira:

Empreender no Brasil é questão cultural

De acordo com um estudo realizado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil atingiu mais de 35% na Taxa de Empreendedorismo Total. Isto é, o número indica que cerca de 52 milhões de brasileiros possuem algum negócio próprio.

Leia mais: Como abrir sua empresa?

A tendência é que este número cresça ainda mais nos próximos anos — mesmo que o cenário econômico para o empreendedor não seja muito animador.

Quando comparamos o Brasil com os demais integrantes dos BRICS (Índia, China, Rússia e África do Sul), o nosso país é o que obtém a maior taxa.

Para um país de economia emergente, isso demonstra a cultura empreendedora, mesmo que a economia não favoreça o empreendedor.

Um outro estudo divulgado pelo SEBRAE , constatou que entre os brasileiros de 18 a 64 anos, mais de um terço já está no caminho de empreender. Isso significa um terço da população e é o melhor resultado desde 2002.

Com os estudos mostrados acima, percebemos que o brasileiro deseja empreender, porém, mais do que o impulso inicial e uma boa ideia no papel, existem outras questões fundamentais para o sucesso do empreendedor. O êxito mora nos detalhes, portanto com a disciplina, a atenção e o planejamento necessários, o seu negócio tem tudo para dar certo!

Como ter sucesso empreendendo no Brasil

Para obter sucesso empreendendo em nosso país é preciso coragem e muita perseverança, mas é preciso também agir com muita racionalidade e frieza colocando todas as informações no papel e traçando estratégias para superar cada dificuldade!

Ter um bom capital inicial certamente é um diferencial e tanto, porém dinheiro na mesa e sem um bom plano não é garantia de sucesso. Por outro lado, mesmo com um capital pequeno, é possível obter êxito caso esteja munido de um bom plano de negócios voltado para um crescimento gradual e constante.

Por isso, separamos algumas dicas específicas para você começar a empreender com o pé direito.

Leia mais: Empreendedorismo em 2020: Chegou a hora de abrir seu negócio

1) Planejamento é sempre o passo mais importante

Seja qual for o negócio, o planejamento é fundamental para que você saiba exatamente onde cada obstáculo está.

Se não houver um planejamento estratégico ou pesquisas de mercado, é impossível que qualquer estratégia tenha eficácia na sua implementação.

Você precisa sempre saber em que terreno está pisando e como seus clientes se comportam. Invista em um planejamento robusto e com estratégias voltadas a todas as áreas de sua empresa.

Além de pesquisar através dos livros ou da internet, vá às ruas! Sinta como o seu mercado se comporta, sinta as necessidades dos consumidores e procure por oportunidades neste meio.

Quando se fala em planejamento, logo vêm as questões burocráticas em nossos pensamentos. Portanto, é de primeira importância buscar uma parceria especializada para realizar estes procedimentos tributários, contábeis e de Recursos humanos. Deixar essa parte complexa e estratégica na mão de quem entende é crucial para se sustentar e crescer com segurança financeira e jurídica.

Uma empresa de confiança, especializada em assessoria contábil, pode auxiliar o empreendedor na hora de abrir sua empresa, com diversos serviços.

Foque no seu negócio e deixe a parte burocrática em mãos confiáveis e qualificadas. Conte com assessoria na abertura da sua empresa, desde a escolha do enquadramento jurídico até o regime de tributação mais adequado às características do seu negócio.

2) Busque por feedbacks qualificados

O feedback é muito importante, e é necessário saber buscá-lo nas mais diferentes fontes, afinal é bom ter um panorama diverso de como sua empresa está sendo vista em meio a clientes, parceiros, investidores e o mercado em geral. Por mais que você tenha algum receio que outro empreendedor roube sua ideia, buscar por sugestões de como investir no seu negócio é substancial.

Nem sempre temos um total conhecimento sobre onde estamos empreendendo, portanto, pedir sugestões de empresários com mais tempo de mercado vai ajudar muito o seu negócio a crescer — no máximo você vai saber o que não deve ser feito.

Consultar familiares e amigos também é uma ótima forma de obter informações. Porém, cuidado com opiniões sem embasamento de quem não tem experiência ou se guia por senso comum. 

3) Se necessário, procure um bom sócio

Uma boa sociedade, com um ou mais parceiros dispostos a buscar os mesmo objetivos, pode ser uma alternativa importante para tornar uma ideia de negócio real. Além da possibilidade de aumentar o volume de investimento no capital social da empresa, um bom parceiro deverá ter conhecimentos diferentes e complementares aos seus, que possam agregar na gestão da empresa com boas ideias, opiniões e o estímulo de ter alguém com quem dividir o peso das decisões.

Por exemplo: enquanto um sócio cuida das finanças e da parte administrativa, o outro pode trabalhar arduamente no marketing e nas entregas dos produtos.

Dividir as tarefas entre os sócios da sua empresa é de suma importância para um negócio crescer forte e sustentável.

Leia mais: Sociedade: quando é vantajoso para minha empresa?

4) Divulgue o seu negócio

Depois de estruturada, pesquisa e planejamento, é hora de participar de eventos, reuniões, feiras para fazer contatos, estabelecer contatos e encontrar potenciais clientes.

Você precisa encontrar clientes e validar seu modelo de negócios. Se você está em busca de investidores, as aceleradoras ou incubadoras vão buscar pessoas que possam trazer sinergia e direcionamento ao projeto, não apenas participação de capital.

5) Desenvolva uma cultura organizacional

Se você concluiu todas as etapas anteriores, é hora de considerar a cultura organizacional da empresa.

Construa uma empresa baseada em valores e contrate pessoas que atendam aos seus objetivos, tenham visão e queiram crescer e se desenvolver. Afinal, agora é a hora de implementar todas as ideias e transformá-las em realidade.

Em média, leva 5 dias para uma empresa abrir no Brasil. Este prazo deve servir de estímulo para que novos empreendedores tirem suas ideias do papel, abram o seu CNPJ e invistam no seu sonho de ter o próprio negócio!

Entre em contato com os especialistas da Prime Contabilidade e saiba como nós podemos ajudar você a abrir o seu próprio negócio, elevando a capacidade de crescimento e a lucratividade da sua empresa. Clique no botão abaixo para falar com um de nossos especialistas!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins