Prime Contabilidade

Capital de giro: saiba como usar esse recurso a favor do seu negócio durante a pandemia

Capital de giro: saiba como usar esse recurso a favor do seu negócio durante a pandemia

Além da preocupação com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que já atingiu mais de 100 mil pessoas no país e milhares de mortes, quem tem uma empresa não consegue deixar de se preocupar com o cenário econômico, seja nos âmbitos regional ou nacional e também mundial.

E desde o começo de toda essa mudança nos cenários, quem tem um negócio próprio sentiu a necessidade de buscar alternativas para evitar, de todas as formas, que seu ‘ganha pão’ não sobreviva a esses tempos difíceis. Uma dessas opções é o capital de giro.

Mas você sabe o que é o capital de giro? Ele se trata de um recurso em dinheiro ou investimentos que podem ser resgatados a qualquer momento que serve para manter a continuidade do funcionamento da sua empresa. Ou seja, dinheiro que serve para arcar com as contas fixas como salários; impostos; internet; energia; água; manter o estoque ou saldar aluguéis.

O capital de giro deve ser levado em conta, geralmente, para que a empresa mantenha sua saúde em tempos de sazonalidade, já que há meses em que a captação de recursos são maiores que em outros. E isso se aplica nesse tempo de pandemia, ter a consciência da importância desse recurso pode fazer a diferença. O empresário precisa planejar o capital de giro para conseguir um equilíbrio e garantir recursos para arcar com as despesas mesmo em meses de menor movimento.

Para o capital de giro, o empresário precisa iniciar planejando bem os gastos a curto e longo prazo, bem como as possibilidades de entradas de dinheiro.

Você quer saber quando precisa de capital de giro? Faça a seguinte conta:

- Pegue o que você tem a receber e some com o valor que tem em estoque;
- Subtraia o resultado acima com o valor das contas a pagar juntamente com os impostos referente ao seu negócio;
- Esse resultado será o valor necessário para um capital de giro saudável para sua empresa.

Outra questão importante para um negócio é saber como controlar o capital e se planejar. Para esse planejamento, é preciso se atentar para as seguintes dicas: corte gastos desnecessários e fique de olho no fluxo de caixa para não ameaçar a saúde da empresa; trabalhe a disciplina de, quando precisar utilizar o capital de giro, se planejar para repor na mesma quantia; negocie com fornecedores para conquistar formas de pagamentos adequadas ao seu caixa, e sempre que possível reduza os prazos de financiamento.

Também é importante não deixar para se preocupar com esse recurso quando ele começar a faltar, e para isso é preciso voltar à atenção para os recebimentos de sua empresa. Fique de olho no controle diário de caixa e em seu saldo existente; não deixe de analisar a movimentação bancária e de fazer o controle de saldos existentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa, além de pagamentos bancários, como tarifas ou juros.

Também não deixe de dar atenção para as vendas diárias, pois dessa forma é possível ter atitudes como definir metas e estratégias para alcançá-las. A quantidade de contas a pagar, a receber e um controle mensal de vendas e de estoque devem ser planejados para manter a saúde financeira de sua empresa.

Nesse difícil momento em que vidas estão se perdendo, a saúde coletiva está em jogo e deve ter a principal atenção. Mas é possível que sua empresa atravesse esse período com as contas em dia mantendo o planejamento financeiro e evitando gastos desnecessários.

A crise vai passar e sua empresa vai sobreviver com essas dicas e pensando a curto e longo prazo. Aproveite!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins