Prime Contabilidade

Como manter boas vendas mesmo em momentos complexos

Como manter boas vendas mesmo em momentos complexos

Para todo bom empreendedor, a garantia de suas vendas é o ponto chave para elaborar um bom planejamento estratégico ao longos dos anos.

Porém, há momentos de alta complexidade, onde sua empresa vai se deparar com adversidades fora do comum no mercado em geral.

Momento como este que estamos passando — isolamento por causa da pandemia do COVID-19.

Por isso, tomar algumas atitudes e se precaver para passar por estes momentos da melhor forma possível é crucial para manter o crescimento e a longevidade do seu negócio.

Para falar um pouco mais como sua empresa pode manter boas vendas mesmo em momentos de alta complexidade, a Prime Contabilidade preparou um material completo e repleto de dicas importantes. Confira:

Como manter boas vendas em tempos de crise

É justamente nos momentos de crise que as empresas se reinventam. É onde elas mostram seu real potencial e sua capacidade de tirar o melhor proveito de uma situação nada amistosa.

Criar esta “cancha”, como dizem alguns especialistas, é fundamental para sua empresa aprender a lidar com as adversidades do mercado e também da sociedade em si.

Compreender sua empresa como de importância para a sociedade em geral, fará com que a visão da mesma mude — melhorando seus serviços, oferecendo um melhor atendimento aos seus clientes e entregando um produto mais eficaz.

Mas além desta compreensão, em tempos de crise, é possível melhorar as suas vendas de diversas outras formas, como:

Crie uma estratégia alternativa de venda

Nesta fase, seus colaboradores são fundamentais, pois muitos deles lidam diretamente com os clientes e podem conceder o feedback necessário sobre o que estão esperando do seu produto/serviço.

Com esta estratégia alternativa de venda, você deve atualizar seus clientes sobre as mudanças repentinas no atendimento, horário de abertura e fechamento, medidas tomadas para contenção de riscos e afins.

Seus colaboradores, por exemplo, deverão assumir esta nova postura e entender que as mudanças são por uma causa maior. Mas para isso acontecer, você precisa mostrar uma postura clara, objetiva e consistente.

Toda postura que quebra de forma abrupta um planejamento de anos, traz um pouco de
desconforto. Lide com isso da melhor forma possível mostrando os benefícios desta nova rotina.

Aproxime-se de seus clientes

Este é um ótimo momento de você fortalecer as relações para com os seus clientes. Oferecer os seus produtos e serviços de forma diferente, fará com que o mesmo sinta-se incluído no seu negócio, demonstrando que o mundo pode seguir em frente.

Exemplo: se você tem uma loja física, um pequeno varejo, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa.

Você tem o contato do seu cliente? Envie mensagens ofertando serviços especiais como amostra e entrega em domicílio de produtos. 

Entregue em domicílio: mostre os benefícios do delivery

Em tempos de isolamento social, a circulação de pessoas afetou diretamente diversos setores do comércio.

Mas isso não significa que você deve manter suas portas fechadas e esperar que um novo mundo se abra para o seu negócio, certo?

Utilizar as entregas em domicílio como uma estratégia para alavancar suas vendas pode ser um fator muito positivo.

Isto ocorre por causa de uma série de eventos, como:

  • Disponibiliza ao seu cliente uma entrega alternativa;
  • Concede o acesso do seu produto para mais pessoas através da internet;
  • Cria parcerias entre empresas que necessitam umas das outras;
  • Aumenta o rol de serviços oferecidos pela sua empresa;

Divulgue sua empresa online

Utilizar o marketing digital e a internet é um investimento que sempre se paga. Em tempos de pandemia, então, ele se faz fundamental para o crescimento e manutenção das vendas.

Procure por aplicativos que permitem a venda dos seus produtos/serviços, anuncie a sua empresa em vários canais digitais e veja suas vendas se manterem em um nível saudável.

Flexibilize a atuação de seus colaboradores

Como dissemos acima: Toda postura que quebra de forma abrupta um planejamento de anos, traz um pouco de desconforto. Porém, em tempos de crise é necessário que todo empreendedor trabalhe com contenção de gastos.

Isso afeta diretamente na contratação de novos funcionários, aumento na variedade do cardápio de serviços e afins.

Caso você trabalhe no ramo alimentício, por exemplo, uma boa dica é utilizar seus funcionários para auxiliar nas entregas e também na manutenção de seus canais digitais.

Lembre-se sempre: você não está sozinho na sua empresa. Todos os seus colaboradores estão passando pela mesma crise. Opte sempre por uma atitude amistosa e profissional.

Planeje a sua atuação para o fim da crise

Use este tempo em que todo o mercado está precisando se reinventar, para rever seu negócio e planejar o futuro dele.

Estimule os seus funcionários a colaborar com as mudanças na empresa e incentive-os a usar seu tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil, preferências, sistemas internos, aprimorar habilidades e sugerir novos produtos e serviços.

O planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.

Uma dica interessante é realizar para adquirir mais habilidades e pensar novas estratégias para o negócio, existem muitos que são gratuitos!

Agora que você já sabe como manter as boas vendas de sua empresa em tempos de pandemia que tal conhecer um pouco mais sobre os serviços da Prime?

A Prime Contabilidade oferece vários serviço para ajudar sua empresa, bem como uma análise e interpretação de todos os fatos que envolvem a rotina de trabalho da sua empresa diariamente.

Elaboramos todos os demonstrativos contábeis para ajudar o seu negócio a manter o crescimento de forma sustentável.

Para solicitar uma proposta personalizada para a sua empresa, ou mesmo tirar alguma dúvida, basta clicar no botão abaixo e falar diretamente com nosso especialista!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins