logo primecont

Gestão de empresas: como manter sua equipe motivada

Gestão de empresas: como manter sua equipe motivada

Fazer uma boa gestão de empresas e manter a equipe motivada é imprescindível para garantir bons resultados. A pessoa encarregada de coordenar o processo deve estabelecer um laço com os funcionários, de forma que eles adquiram um comprometimento com a cultura da empresa. Isso contribui bastante para sejam identificados os que não estão adaptados ou sentem-se desmotivados.

Mas esse laço não deve ser criado em forma de cobrança, tampouco à força. Por isso, preparamos algumas dicas para que o gestor consiga manter a equipe focada e motivada, contribuindo com o planejamento e alcançado as metas com muito mais facilidade e satisfação.

Foco e produtividade caminham juntos

Cada vez mais temos contado com um grande número de estímulos que geram distração e dificultam o trabalho, sendo o maior deles a internet. Se a equipe está muito dispersa, seja no desempenho das atividades ou na qualidade e agilidade, fica muito mais fácil que ela cometa falhas.

Motivar pessoas a fazer o que quer que seja não é nada fácil. E não é correto imaginar que a motivação é movida exclusivamente a dinheiro — ele é apenas um dos fatores: fundamental, mas não compra motivação.

Em um ambiente de trabalho, ela nasce ou desaparece devido à atitudes de liderança. Uma das queixas mais frequentes da parte das lideranças é a falta de comprometimento dos funcionários, quando na verdade é a gestão que está pecando em algum ponto.

Por isso, a base da motivação está toda no relacionamento e na comunicação entre líder e liderado, e é aí que estão os problemas, que geralmente são: comunicação agressiva, distanciamento, falta de objetividade, ausência de feedback, depreciação e até mesmo assédio moral.

A equipe tem metas?

Quanto maior a empresa, mais difícil manter a equipe focada em um objetivo. Mas existe uma forma de solucionar esse empecilho: estabelecer metas. Isso serve tanto para metas estratégicas para o negócio como um todo, quanto para cada departamento, ou até mesmo para cada funcionário.

Por que isso pode ser eficaz?

Simples. Porque oferecer estímulos e desafios a serem cumpridos envolve as pessoas. Quando há uma meta clara é muito mais fácil saber para onde ir, mantendo-se focado em cumprir aquela tarefa.

Por que um método tão simples pode ser tão eficaz? Porque oferecer estímulos e desafios a cumprir é uma maneira de envolver as pessoas. Afinal, quando se tem um objetivo claro fica muito mais fácil saber para onde se vai e se manter focado em cumprir aquela meta. Além disso, individualmente, o cumprimento de metas também traz benefícios, como a satisfação pessoal de se ver capaz de executar tarefas e até mesmo o conhecimento adquirido no caminho, que auxilia diretamente no crescimento profissional.

Permita que a equipe aprenda com os próprios erros

Um líder precisa dedicar um tempo para ter uma troca com a equipe. Vale lembrar que o tempo para ouvir deve ser muito maior que o tempo para falar. Expressar reconhecimento pelo trabalho bem realizado é muito importante, um fator que motiva ainda mais a equipe a continuar seguindo o padrão de qualidade. Por isso, cumprimente e elogie.

Assim como é importante reconhecer o que está indo bem, é preciso reconhecer a intenção dos funcionários, mesmo que algo não tenha saído da forma como foi planejado. Essa pode ser a solução para muitos problemas de relacionamento entre líder e liderados.

Se o imprevisto já aconteceu, procure buscar alternativas para resolvê-lo em conjunto. Assim fica mais fácil entender o processo, o motivo daquilo não ter dado certo. Não há problema em desaprovar o que foi feito, desde que a pessoa continue sendo valorizada por seus esforços.

Faça todos vestirem a camisa

Uma das primeiras coisas a se fazer é garantir que os objetivos estejam claros, podendo ser divulgados assim que o planejamento estratégico ficar pronto. Partindo disso, cada colaborador irá estabelecer suas metas individuais, tendo em mente as coletivas.

O time precisa estar informado sobre cada demanda cumprida, um cuidado essencial para que todos sigam no mesmo rumo para resultados que beneficiem a todos. Isso é fazer com que os funcionários vistam a camisa da empresa e do que foi proposto. Cada um irá entender como a sua participação é importante para contribuir com o planejamento macro, a forma com que ele afeta os outros setores e qual o impacto individual e coletivo do trabalho nos resultados.

Divida as conquistas

Funcionário motivado trabalha melhor, por isso, para aumentar o engajamento de todos é mostrando que eles são importantes para a empresa. Para isso, compartilhe informações, notícias, novidade e divida as conquistas. Cabe à gestão mostrar o papel de cada membro, fazendo com que eles saibam exatamente porque seu trabalho é imprescindível para o sucesso da empresa. Faça dele um embaixador dos objetivos da organização.

Cumprir e não apenas cobrar

Enquanto gestor, seu principal objetivo é fazer com que os funcionários alcancem o sucesso almejado, com um esforço diário de aproximação e envolvimento com eles.

Acompanhe o desenvolvimento das tarefas de perto, tendo em vista que você não está lá só para isso, mas também para cumprir as suas próprias metas. É determinante para o sucesso que o seu envolvimento também seja notado pela equipe. Foque em melhorias, crescimento e desenvolvimento, tanto pessoal quanto da empresa.

Evite ser aquele típico perfil de “chefe” que apenas distribui demandas e não faz mais nada além disso. Nada deixa uma equipe mais descrente do trabalho.

O segredo de tudo é a comunicação

Se a equipe não está dando o melhor de si, com certeza o problema está na comunicação. É fundamental que o gestor seja capaz de comunicar-se com o time, mantendo-o bem direcionado. Quanto mais sinergia, melhores os resultados.

Então, escolha bem os membros que irão compor o quadro. Ou seja, o gestor precisa ter todo esse cuidado desde a parte da contratação, sabendo reconhecer quais candidatos se encaixam na cultura da empresa e no perfil do time.

A gestão de uma empresa pode parecer complexa e de enormes esforços, mas com uma simples troca é possível perceber como as coisas podem caminhar para o rumo certo.
Por isso, foque em mapear as necessidades atuais e futuras do seu negócio e da sua equipe, identificando e estabelecendo metas, participando ativamente de todos os processos. Para resultados ainda melhores, conte com o acompanhamento de uma empresa especializada em gestão!

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

logo primecont

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins