Prime Contabilidade

Contratação em tempos de pandemia: dicas e precauções

Contratação em tempos de pandemia: dicas e precauções

A pandemia que ocorre devido ao novo coronavírus, causador da Covid-19, doença que já matou mais de 10 mil pessoas somente nos últimos dois meses no Brasil, afetou não só o sistema de saúde, mas também a economia mundial. Uma das medidas para se evitar o contágio da doença é se isolando em casa. Mas como fazer isso se grande parte da população precisa trabalhar e realizar outras atividades?

Junto com a pandemia também veio uma onda de desemprego e mudanças, mesmo que provisórias, nas regras de trabalho por parte de empregadores e empregados. De acordo com levantamento da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia divulgado no último dia 11 de maio, os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram 22,7% em abril. E esses pedidos ocorreram mesmo com a suspensão dos atendimentos presenciais nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Somente no mês de abril, 748.484 benefícios de seguro-desemprego foram requeridos, alta de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, que apresentou um total de 612.909. Ainda segundo a secretaria, 87% dos benefícios foram pedidos pela internet no mês passado, contra apenas 1,7% em abril de 2019. Isso significa que quase 750 mil trabalhadores com carteira assinada perderam seus postos de trabalho. 

Uma das medidas do Governo Federal para evitar que esses postos fossem perdidos foi a possibilidade na legislação trabalhista de regras para o trabalho home office. Essa é uma opção para minimizar a crise que ainda vai além: dá novas oportunidades das pessoas pensarem ainda mais na realização de tarefas pela internet, inclusive até contratar trabalhadores remotamente.

Luz no fim do túnel

Algumas áreas seguem aquecidas, como a de alimentação e saúde, que não pararam justamente por causa da pandemia. Mas tirando esses segmentos, como a forma de trabalhar mudou, já que as empresas tiveram que se adaptar de alguma forma ao home office, então não seria diferente com as entrevistas de emprego.

Mesmo antes da pandemia, o recrutamento online já era praticado geralmente por empresas maiores, mas nos últimos meses, devido à pandemia, essa prática vem crescendo. E existem diversas vantagens em realizar recrutamentos online:

  • Mais economia, facilidade, flexibilidade e intuição - o contratante não precisará gastar com anúncios em mídias impressas sobre o recrutamento.
  • Alcance de um maior número de candidatos e respostas em tempo real – com a internet alcançando mais pessoas, conseguir interessados na vaga se torna mais fácil
  • Potencialização da marca empregadora – a empresa pode usar e abusar da criatividade para mostrar os benefícios de se ter uma oportunidade nesse local;

Agilidade na contratação

Além de o processo ter essas facilidades na hora de anunciar vagas de emprego, também há ferramentas que possibilitam a conversa com candidatos através de uma vídeo-entrevista. Essa forma de conhecer os candidatos é ideal nessa época em que o deslocamento não é muito recomendável para as pessoas, e que ficar em casa garante a saúde de todas as partes.

Mas não pense que o processo se torna mais fácil ou informal por ser online. Com o costume conversar olho no olho como candidato, para a modalidade online é preciso adaptação, já que a interpretação de gestos em um ambiente remoto pode dificultar a escolha dos recrutadores.

Apesar de toda essa crise com a saúde pública em que o mundo atravessa, a máquina não pode parar, e as pessoas já se conscientizaram que é preciso pensar em soluções digitais para seus negócios não ruírem.

Então, vá em frente! Experimente novas formas de tocar a sua empresa sempre pensando na tecnologia como aliada e pesquise sobre as formas de recrutamento online.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins