Prime Contabilidade

Médico: tire suas dúvidas de como abrir uma empresa

Médico: tire suas dúvidas de como abrir uma empresa

Para os profissionais da saúde, a regularização da situação legal e o pagamento de tributos é um assunto delicado e traz consigo muitas dúvidas.

É muito comum ver médicos que não sabem se devem atuar como pessoa física ou como jurídica. Mesmo nos casos em que optam pela pessoa jurídica, não possuem conhecimentos sobre como funciona esta modalidade para fazer a abertura de uma empresa ou sobre as obrigações que a acompanham. Por conta disso, alguns profissionais deixam tudo nas mãos de seu contador, sem nem saber ao certo o que estão pagando.

Vamos tornar o assunto claro? Confira, neste post, como funciona a abertura de uma empresa para médicos!

1. Pessoa física x pessoa jurídica

Antes mesmo de procurar informações sobre a abertura de uma empresa, surge a primeira dúvida: devo continuar trabalhando como pessoa física ou atuar como pessoa jurídica? A verdade é que a resposta para essa pergunta pode variar, de acordo com o caso.

No geral, a abertura de uma empresa será mais benéfica por diversos fatores. Entre eles o valor menor pago em tributos (na maioria das situações), a possibilidade de emissão de nota fiscal e a assessoria de um escritório de contabilidade.

2. Natureza jurídica

Para as empresas médicas existem diversas naturezas jurídicas viáveis: sociedade simples, sociedade limitada, empresa individual e EIRELI são as mais usadas. A opção por qualquer uma delas também irá depender da situação do profissional em questão.

Quem deseja estabelecer uma sociedade composta por vários profissionais da saúde pode optar por uma Soceidade Simples,. Enquanto quem deseja contratar profissionais de outras áreas deverá optar pela Sociedade Limitada. Por outro lado, se você atua sozinho, poderá estabelecer uma Empresa Individual ou abrir uma EIRELI - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

É importante saber que cada natureza se adequa melhor a determinados casos e traz consigo vantagens e desvantagens.

3. Tributação

A tributação é o assunto mais questionado pelos profissionais que desejam abrir uma empresa, pois são com os tributos os maiores gastos mensais de um médico. De acordo com o enquadramento, as aliquotas são alteradas e, por conta disso, o valor pago poderá ser bem diferente.

As duas principais opções para empresas médicas são o Simples Nacional e o Lucro Presumido. O Simples Nacional é um regime para Micro e Pequenas empresas, que faturam anualmente até R$3.600.000,00, enquanto o Lucro Presumido não possui limite.

Engana-se quem acha que o Simples Nacional será sempre a opção mais benéfica. Atualmente, a tributação mais utilizada pelas empresas da área da saúde é o Lucro Presumido, que apresenta uma alíquota em torno de 11,33% de tributos federais sobre o faturamento, somados ao ISS, que varia de acordo com o enquadramento municipal. Já no Simples a alíquota inicial é de 16,93% na primeira faixa e aumenta de acordo com o faturamento, além do ISS, que varia entre 2 e 5%.

4. Órgãos de registro

Para que a empresa funcione completamente regularizada, será necessário o registro em vários órgãos: Junta Comercial, Cartório de Pessoa Jurídica, Receita Federal, Prefeitura, INSS, Conselho Regional, Sindicato, entre outros.

Em todos os procedimentos você pode contar com o auxílio de um escritório de contabilidade, que poderá ajudar você a tomar as melhores decisões e deixar a sua empresa totalmente legalizada.

Você sabia de tudo que está envolvido na abertura de uma empresa para um médico? O conteúdo foi útil para você? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins