Prime Contabilidade

Qual a importância da contabilidade para clínicas médicas?

Qual a importância da contabilidade para clínicas médicas?

As clínicas médicas, assim como uma empresa de qualquer outro ramo, precisam contar com o auxílio de um escritório de contabilidade para iniciar e manter as suas operações. Todavia, esse assunto ainda é visto por muito médicos como uma mera obrigação legal e apenas um gasto a mais no final do mês.

Porém, a contabilidade pode representar muito mais do que isso para as clínicas médicas e deve ser vista como uma grande aliada nas operações. Você sabe qual é a importância da contabilidade para as clínicas médicas? Veremos a seguir!

1. Elaboração das demonstrações contábeis

Vamos iniciar pela função por qual a contabilidade é mais lembrada: a elaboração das demonstrações contábeis. Cada empresa, ao final de cada exercício financeiro, deve apresentar algumas demonstrações contábeis - que podem variar de acordo com o porte da empresas e com as atividades exercidas.

A não apresentação das demonstrações contábeis acarreta em diversas penalidades para a empresa, o que se torna mais oneroso do que a economia financeira de deixar de contratar um contador.

2. Melhores escolhas sobre a natureza jurídica

Ao realizar a abertura de uma clínica médica é necessário optar por uma forma jurídica, que variam, geralmente, entre sociedade simples, sociedade limitada, empresa individual e EIRELI. Cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens que variam de acordo com cada caso.

Com o auxílio de um profissional de contabilidade, você terá o auxílio ideal para optar pela melhor alternativa conforme o seu caso. Assim, a forma jurídica de sua empresa estará de acordo com os seus planos a curto e longo prazo, evitando desconformidades e dores de cabeça.

3. Regularidade de acordo com a legislação

A abertura e a manutenção de uma empresa envolvem diversas obrigações legais em vários órgãos diferentes. Você precisará de um registro na Junta Comercial, no Cartório de Pessoa Jurídica, na Receita Federal, na Prefeitura, no INSS, no Conselho Regional, no Sindicato, entre outras exigências.

Para alguém que não está habituado com tantas imposições, esses procedimentos podem levar muito tempo e trazer consigo preocupações desnecessárias. Você pode evitar isso tudo e ficar tranquilo em relação a todos os trâmites legais através do auxílio de um contador.

4. Análise tributária

Os tributos constituem despesas bastante significativas para uma clínica médica. Muitos pessoas pensam que não há nada a ser feito para contornar isso. A verdade é que todos sofrem com o pagamento de impostos, mas é possível que o valor despendido seja diminuído consideravelmente.

Através de uma boa análise tributária é possível enquadrar a empresa, de acordo com a forma de tributação mais benéfica e menos onerosa, sem deixar de respeitar todas as exigências legais.

5. Assessoria contábil

Muito além da figura clássica do contador, que opera apenas para fins burocráticos, hoje em dia, o profissional contábil pode ser muito útil para a sua clínica. Por possuir em mãos todos os dados financeiros de seus clientes, o contador é capaz de gerar informações muito valiosas que podem servir como auxílio na gestão empresarial.

Com a assessoria do profissional contábil certo, você poderá trabalhar sem medo das obrigações legais e contando com todo o auxílio necessário quando surgirem dúvidas.

Você sabia da importância da contabilidade para as clínicas médicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins