Prime Contabilidade

Fluxo de caixa durante a crise financeira: 5 estratégias

Fluxo de caixa durante a crise financeira: 5 estratégias

Sempre que uma crise se inicia, seja interna ou externa, o primeiro passo para contornar o momento crítico, é organizar o fluxo de caixa. Esse é um item da contabilidade empresarial fundamental para absolutamente qualquer empresa, em qualquer ramo de atividade.

No atual cenário de crise financeira, agravada pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, essa área da gestão financeira merece atenção redobrada. Com a expectativa de uma grande diminuição de receitas, a ferramenta irá projetar as possibilidades de sobrevivência da empresa.

É essencial que o empresário possa responder algumas questões sobre o futuro do negócio, mesmo que as respostas sejam negativas, para tomar as decisões corretas sobre a saúde financeira.

O fluxo de caixa pode ser um controle mensal, semanal e até mesmo diário, em papel, planilha ou software; o importante é registrar todo dinheiro que entra e sai da empresa. Mas com situações inusitadas, para equilibrar seu fluxo de caixa durante a crise financeira você também precisará de um plano de contingência.

Para isso, separamos 5 estratégias para você controlar o fluxo de caixa do seu negócio durante a crise. Continue com a gente e confira!

5 estratégias de controle do fluxo de caixa

Durante crises financeiras, a solução para todos os empresários sempre passa por redução de gastos e projeção do funcionamento do negócio com uma queda significativa da receita. Logo, quanto mais você conseguir antecipar os resultados da crise, mais eficiente será a resposta a ela.

A seguir, você encontrará dicas para conseguir antecipar os resultados, como lidar com eles e manter um fluxo de caixa saudável: 

Projeção de Impacto

Uma das principais estratégias, como já dito aqui neste artigo, é a projeção do impacto que a crise financeira irá causar. Essa projeção deve ser realista e estudar, pelo menos, os três meses seguintes.

Este estudo pode e deve levar em consideração as opiniões de consultores financeiros que fazem previsões para determinado mercado, e até mesmo para a “imagem maior” que é toda a economia do país.

O ideal, no entanto, é fazer uma previsão baseada no seu negócio especificamente. Especialistas em contabilidade empresarial são as opções mais seguras para fazer uma projeção realista.

Eles levarão em conta toda a sua carteira de clientes atuais, investimentos recentes e gastos necessários, sem a influência de visões sentimentais ou ansiosas a respeito da empresa; algo que pode dificultar, e muito, a tomada de decisões por parte do empresário.

Custos e despesas fixas vêm primeiro

O primeiro foco para continuidade das operações empresariais é aquele que garante a sobrevivência da empresa. Então a conta é simples: os gastos variáveis vão embora, os gastos fixos (folha de pagamento, fornecedores, manutenção, produção) permanecem.

Você precisa saber o quanto será preciso para cobrir esses gastos (levando em conta os aumentos do próprio mercado, como valor do fornecimento, da produção e da manutenção), e avaliar se a receita e o capital de giro serão suficientes.

Caso não sejam, cortes precisarão ser feitos e buscas por serviços/produtos mais baratos também. A contabilidade empresarial ganha grande importância neste item também. Um especialista pode lhe ajudar na análise de cortes necessários e do tempo necessário para repor o dinheiro na caixa.

Medidas provisórias de redução de custos

Existem reduções precipitadas (como demissões em massa) e reduções viáveis e variáveis.

Uma alternativa que surgiu durante a quarentena contra o coronavírus, e aparentemente deve permanecer graças aos seus resultados positivos, é a adoção do home office. As empresas descobriram que é possível reduzir significativamente os gastos com aluguel e manutenção, neste novo estilo de trabalho.

Você pode adotar a medida de forma permanente, ou de forma variável. Ou seja, o trabalho pode voltar a ser presencial a qualquer momento em que a situação melhore.

O mesmo vale para a reavaliação das folhas de pagamentos. É melhor negociar salários e jornadas do que demitir funcionários a torto e a direito. Com a volta da normalidade financeira, os salários e as jornadas também devem voltar.

Reveja processos administrativos e crie metas

Para pensar em novos investimentos e soluções você precisa de tempo. Logo, você deve otimizar ações e controlar os custos operacionais.

Depois que você estiver a par dos custos e do tempo necessário, crie metas de entrega de serviços: a mínima deve ser ao menos suficiente para a sobrevivência da empresa.

Negocie despesas e dívidas

Se você já sabe que o seu negócio está passível de dívidas ao adentrar uma crise financeira, crie acordos a longo prazo antes da situação piorar.

Toda negociação deve ser proporcional à baixa do faturamento, por isso também a importância de projetar os impactos esperados.

Com a previsão de quedas e recuperações, os credores, fornecedores, bancos, entre outros, estarão mais abertos e tranquilos para aceitar novos prazos e parcelamentos.

Esteja atento para a situação de outros mercados

É possível se adaptar e procurar por novos clientes em outros mercados? Um dos princípios básicos do marketing é justamente não restringir o que é o seu serviço.

“A Apple não vende celulares ou iPods, ela vende tecnologia”, e é por isso que quando os aparelhos para armazenamento de música caíram em desuso, a marca não foi afetada em praticamente nada, apesar dos iPods terem sido os carros chefes da empresa por muito tempo.

É sempre hora de reavaliar os produtos ou serviços oferecidos, assim como as perspectivas de espaço no mercado. Verifique oportunidades em áreas diferentes, e não delimite o seu negócio a apenas um tipo de consumidor.

Projete possíveis novos clientes e o que a entrada em novos mercados afetaria positivamente ou negativamente o seu fluxo de caixa; tome as decisões a partir dessas informações. 

Não existe uma fórmula mágica para vencer a crise financeira, mas existem diversas alternativas de caminhos para seguir que devem ser avaliados de forma cuidadosa. Quanto mais rápido os prejuízos forem percebidos, mais rápido serão resolvidos, portanto, com um fluxo de caixa organizado e a ajuda da contabilidade empresarial especializada para seu caso é possível obter resultados positivos.

A Prime Contabilidade já ajudou muitas empresas a superar fases difíceis, e está pronta para lhe ajudar com o que for preciso. Seja com os conteúdos informativos do nosso blog, ou com o atendimento personalizado dos nossos especialistas, conte com a Prime!

O que você achou deste artigo? Deixe seu feedback nos comentários abaixo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para se manter atualizado de tudo que acontece aqui no blog da Prime.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins