Prime Contabilidade

A análise SWOT e os benefícios que ela oferece a um negócio

A análise SWOT e os benefícios que ela oferece a um negócio

Qualquer decisão importante requer uma análise da situação do seu negócio, assim como o cenário no qual ele está inserido para uma melhor compreensão do caminho certo a seguir. Não é fácil. No processo, devem ser pesados os prós e os contras, os impactos que serão gerados, dentre outros fatores. No empreendedorismo, essas decisões difíceis podem contar com o auxílio da análise SWOT (ou matriz FOFA), uma das ferramentas de planejamento estratégico mais conhecidas no mundo dos negócios

O que é a análise SWOT?

Em português, significa “forças, oportunidades, fraquezas e ameaças” (FOFA). Ela é uma ferramenta de estudo visual que pode ser utilizada para apontar pontos fracos e fortes em determinadas situações da vida pessoal e profissional, sendo de grande ajuda na tomada de decisões. Consiste em um diagrama, formado por grade de dois por dois. Cada quadrante possui um resumo dos pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e riscos de uma situação.

É uma maneira simples de descobrir esses fatores, independente do contexto. A criação da matriz SWOT faz com que as pessoas analisem criticamente as circunstâncias a fim de descobrirem quais os obstáculos a serem superados ou minimizados, a curto e longo prazo.

Ela foi criada nos anos 60 pelo consultor em gestão da Universidade de Stanford Albert Humphrey. Ele propôs o modelo para acrescentar responsabilidade e objetividade ao processo de planejamento estratégico de empresas, que não era tão difundido assim e nem pensado para funcionar a longo prazo. Ele se propunha a realizar a matriz SWOT em critérios específicos, como produtos, processos, clientes, distribuição, finanças e administração. Desde então, ela tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas. 

Conceitos da análise SWOT

Forças (Strenghts)

É a parte que analisa onde a empresa possui maior destaque. É isso que deve ser considerado nessa parte da tabela: os pontos fortes, as vantagens em relação à concorrência, melhores recursos, nível de engajamento com clientes, etc.

Fraquezas (Weaknesses)

Ninguém gosta de mensurar os pontos fracos, erros e falhas. Não é bom e não é fácil. Neste item, deve ser analisado os fatores que prejudicam o desenvolvimento da empresa (pontos fracos internos), como: a qualidade da mão de obra, problemas de treinamento e capacitação da equipe, o motivo de os clientes preferirem a concorrência, pontos que podem ser melhorados e o que está fazendo a empresa perder clientes. Examinando cada um desses pontos isoladamente vai te ajudar a encontrar medidas para minimizar os erros e até mesmo corrigi-los de vez.

Oportunidades (Opportunities)

São os tópicos que influenciam a empresa positivamente. Não há como ter controle sobre eles, uma vez que são derivados de fatores externos. Podem surgir de várias maneiras, como através da abertura de novas linhas de financiamento, mudanças nos cenários político e econômico, novas tecnologias etc. Para identificar as oportunidades é preciso realizar pesquisa sobre o que está acontecendo no mundo, o que pode acontecer e como isso pode ser usado ao seu favor.

Ameaças (Threats)

Também são fatores externos. Influenciam seu negócio de maneira negativa, e precisam ser tratados com muito cuidado, pois afetam diretamente no planejamento estratégico e, consequentemente nos resultados. Assim como nas oportunidades, aqui também devem ser levados em conta todos os pontos, inclusive a concorrência.

Quando feita corretamente, a análise SWOT une da melhor forma estes quatro tópicos e oferece um diagnóstico confiável para ser integrado à gestão estratégica da empresa, de forma que seja eficaz na elaboração de um plano de negócios seguro a médio e longo prazo. Experimente realizar a análise no seu empreendimento e veja como as oportunidades ficam mais aparentes e as ameaças mais fáceis de se desviar!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins