Prime Contabilidade

Terceirização da gestão financeira: Como pode melhorar o seu negócio?

Terceirização da gestão financeira: Como pode melhorar o seu negócio?

Você que é micro ou pequeno empresário sabe como é dividir seu tempo entre várias responsabilidades e ainda organizar as finanças da empresa para manter o planejamento em dia, já ouviu falar de terceirização da gestão financeira? Ela concede às empresas de qualquer porte o auxílio de profissionais qualificados por um bom custo-benefício, saindo mais em conta até do que contratar um ou mais para trabalhar em tempo integral.

Claro que economia de custos e de tempo geralmente são excelentes motivos pelos quais as empresas buscam pela terceirização, mas muitos empreendedores esquecem que a maior de todas as vantagens é o conhecimento que a empresa prestadora de serviços pode oferecer: com o trabalho entregue nas mãos de especialistas, os processos são otimizados, gerando redução de desperdício de recursos e criando um diferencial competitivo. Mas quais demandas podem ser terceirizadas e quais são esses diferenciais? Continue a leitura que iremos responder todas essas questões para você!

Por onde começar?

A terceirização sempre foi muito comum em serviços como limpeza, manutenção e publicidade, mas hoje muitas empresas já adotaram esse recurso, uma vez que ele possui caráter estratégico. É sempre válido lembrar o quão importante e complexo é o setor financeiro de uma empresa. As pequenas e médias, normalmente, são as que mais se beneficiam com a terceirização do financeiro, pois podem manter suas equipes inalteradas, sem ter que gastar mais com um departamento próprio.

A terceirização vai além de tarefas básicas como contas, encarregando-se de atividades muito mais complexas, como auditorias internas, por exemplo. Após avaliação minuciosa e definição do que será delegado à empresa terceirizada, deve ser realizado um diagnóstico para que a transição das atividades seja feita respeitando as regras e políticas internas das duas empresas envolvidas.

É de responsabilidade da prestadora de serviços disponibilizar informações de confiança, monitorar os indicadores de desempenho e sempre manter os recursos e soluções atualizados, de acordo com as novidades tecnológicas do mercado. Para a contratante, o principal desafio é entregar as finanças sem perder o controle do negócio.

Do lado da empresa, o maior desafio é entregar suas finanças ao profissional externo sem perder o controle sobre o negócio.

Quais atividades financeiras podem ser terceirizadas?

Contabilidade

Feita corretamente, influencia diretamente no cumprimento correto das obrigações fiscais. É uma das atividades mais importantes da empresa, já que envolve apuração dos resultados operacionais, a evolução e a retratação do patrimônio. Muitas vezes, basta identificar o que está atrasando o processo e passar a fazê-lo de maneira adequada. Para isso, a empresa terceirizada conta com ferramentas que geram relatórios otimizados, ampliando a visão do gestor sobre as origens e destinos dos recursos do seu negócio, podendo melhorar a sua aplicação e direcioná-los para onde se fazem mais necessários.

Planejamento orçamentário

É uma tarefa que exige tempo e atenção, às vezes sendo necessário refazê-la várias vezes. Com uma equipe à disposição, você vai ter o auxílio que precisa na criação de planos para programar investimentos, compras e pagamentos das quantias nas datas certas. Dessa forma, o fluxo de caixa vai fechar com saldo positivo, garantindo o capital de giro que a empresa precisa poupar para cobrir imprevistos e manter as coisas fluindo mesmo em tempos de baixa.

Obrigações fiscais

O envio das informações corretas ao fisco, vulgo imposto de renda, tira o sono de todo empresário, que muitas vezes acaba pagando até mais do que deveria só para não ter dor de cabeça. O problema é que isso diminui a taxa de lucratividade. Terceirizando, além de evitar tais problemas, nem você nem sua empresa vão precisar gastar horas a fio fazendo cálculos, já que terão uma equipe de pessoas preparadas para isso.

Identificação de problemas

Com muitas demandas nas mão de apenas alguns funcionários, eles podem acabar esquecendo da sua importância para o andamento dos negócios, deixando-os de lado. Isso acarreta em riscos de desvios de recursos por conta de falhas humanas, sendo necessário fazer tudo novamente. Os relatórios gerados pela equipe terceirizada facilita a identificação de desvios e falhas, além de aumentar o controle do departamento financeiro.

Obrigações trabalhistas

Qualquer empreendedor sabe que não cumprir as questões trabalhistas, além de não ser correto, pode afetar de maneira ruim a organizaçãos e gerar multas para a empresa. Com ajuda nos cálculos de custos com mão de obra, sua empresa estará sempre dentro da lei, respeitando os direitos dos funcionários e deixando-os mais satisfeitos, reduzindo riscos de processos trabalhistas.

Análise do status econômico

Para expandir um negócio, é preciso fazer uma série de pesquisas para descobrir as oportunidades do mercado. Para quem deseja fazer isso sozinho, saiba que além de difícil, toma um tempo muito grande que poderia ser dedicado a outros afazeres, sem contar que sem qualificação necessária, pode haver problemas na interpretação das informações e detalhes importantes. Para não colher os males de riscos mal calculados, a empresa contratada para isso conta com dados precisos, possibilitando a tomada de decisões com base nas melhores condições para a empresa, inclusive sabendo a hora de recuar, caso não seja um período propício para investimentos.

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins