Prime Contabilidade

Planejamento tributário: qual é a sua importância?

Planejamento tributário: qual é a sua importância?

O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento. Ele tem como principal finalidade a de planejar com eficácia, até o final do exercício fiscal, estratégias para evitar a cobrança extra de impostos.

Basicamente, um bom planejamento tributário possibilita que seu contador calcule uma estimativa do seu rendimento financeiro, permitindo que medidas sejam implementadas para reduzir o ônus de qualquer quantia de imposto que deva ser paga. É importante que todos esses cálculos sejam precisos e que o planejamento seja seguido à risca.

Boa parte dos empresários estão focados na administração de seus negócios, evitando pensar sobre impostos e muito menos em estratégias para reduzi-los. No entanto, ser proativo e planejar com antecedência é fundamental para evitar custos desnecessários. Esse planejamento ajuda a tomar importantes decisões estratégicas, ao mesmo tempo em que permite uma orientação mais clara sobre como o negócio está caminhando rumo ao futuro.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre os benefícios do planejamento tributário e dar dicas de como fazê-lo. Acompanhe a seguir.

O que é um planejamento tributário?

O planejamento tributário é a arte de administrar sua empresa de maneira que possibilite reduzir gastos com pagamentos de impostos, por meio do bom uso das legislações contábeis e fiscais.

Com ele, é possível minimizar as obrigações tributárias para garantir que todas as licenças, deduções, exclusões e isenções trabalhem juntas e de maneira mais eficiente em termos fiscais para reduzir os seus custos. Dessa forma, o planejamento tributário significa mais dinheiro para investir no seu negócio.

Geralmente, as estratégias são projetadas para atingir metas, para conquistar um objetivo desejado no longo prazo. No âmbito do planejamento tributário, elas são realizadas para atingir as metas financeiras, mas elas também são empregadas para atingir objetivos de negócios.

Quais são as vantagens?

Quando as estratégias do seu planejamento tributário são efetivas, elas permitem que seu negócio conquiste várias metas. Entre elas, podemos citar:

  • Melhorar o enquadramento da empresa.
  • Reduzir rendimento que é tributado.
  • Diminuir alíquotas.
  • Ter controle sobre quando os impostos serão pagos.
  • Obter créditos disponíveis para seu negócio.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Primeiramente, sempre mantenha seus registros financeiros atualizados. O uso de softwares é uma excelente maneira para garantir que seu fluxo de caixa seja administrado corretamente e com precisão. Para isso, existem no mercado diversas opções, desde programas de planilha até mesmo softwares ERP.

Também é preciso ter controle de suas contas a receber e dos seus clientes devedores, para garantir que você seja pago a tempo para honrar seus compromissos tributáveis. Atrasar o pagamento de impostos, além da incidência de juros e multas, pode levar até mesmo ao fechamento da sua empresa. Por isso, se possível, facilite as condições de pagamento dos seus devedores e pague sempre seus impostos em dia.
De tempos em tempos, reveja o seu registro de ativos para identificar qualquer item obsoleto que possa ser baixado, promovendo assim uma dedução de impostos.

Ainda, certifique-se de que sua folha de pagamento está atualizada e reduza as verbas indenizatórias e não-salariais para efeito de cálculo do salário de contribuição. Com isso, é possível reduzir a já altíssima carga tributária que é paga em folha pelas empresas.

E, é claro, ter um contador ou contratar um escritório de contabilidade. O planejamento tributário é um serviço que muitas empresas de contabilidade oferecem para clientes de todos os portes. Há sempre novas leis e alterações fiscais, portanto, revisões regulares do seu planejamento tributário são importantes. Mesmo que você já possua um profissional na sua equipe, uma assessoria externa pode ser benéfica para discutir seu futuro financeiro e minimizar o pagamento de impostos.

Gostou do conteúdo? E em sua empresa, você faz o planejamento tributário? Compartilhe suas experiências conosco e até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

 

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins