Prime Contabilidade

5 dicas de gestão para empreendedores

5 dicas de gestão para empreendedores

As dicas de gestão de um empreendimento, independentemente do negócio, mercado ou dimensão da empresa, buscam sempre ajudar o empreendedor a atingir o sucesso. Mas, para que ele tenha êxito, é preciso dedicação e constante aprendizado com as oportunidades e os obstáculos que surgem no caminho, de forma a obter um crescimento saudável e sustentável.

Confira, a seguir, algumas das principais dicas de gestão para manter a sua empresa sempre no caminho do crescimento.

1. Pesquise o mercado e encontre seu diferencial

Ter uma gestão atuante focada no crescimento de seu empreendimento é fundamental. De acordo com dados do IBGE, 6 em cada 10 empresas não sobrevivem após 5 anos em atividade.

Realizar uma pesquisa de mercado com seriedade, estruturar um plano de negócios e analisar todas as variáveis possíveis antes de começar, de fato, a investir capital em um novo empreendimento, portanto, já pode colocar sua empresa à frente de outras nessa corrida pelo crescimento.

A análise constante de sua concorrência é outra das essenciais dicas de gestão. Veja o que ela oferece de diferente, compare com o seu próprio empreendimento e identifique qual o diferencial que será a fonte para a vantagem competitiva de sua empresa.

Essa vantagem competitiva pode se manifestar em diferentes aspectos, e não necessariamente precisa ser algo totalmente novo. Gerar mais valor para o seu negócio envolve saber identificar diferenciais e possibilidades ao oferecer seu produto ou prestar seu serviço. Por isso, identifique em que você pode fazer diferença e agregar valor na vida de seu cliente em potencial.

2. Saiba delegar tarefas e formar o melhor time possível

Uma característica comum de empreendimentos pequenos é a grande centralização de funções e responsabilidades na figura do empresário - algo que, muitas vezes, impede que o negócio cresça ou cria limitações para a própria empresa.

Como gestor, é necessário saber quais são as funções e responsabilidades que precisam ser centralizadas e quais devem ser delegadas. Parte desse processo depende da capacidade de se cercar de pessoas que saibam mais do que você justamente nos pontos em que é necessário um desenvolvimento. Dessa forma, sua empresa garante um crescimento saudável.

3. Adapte-se aos erros e aprenda a otimizar seus processos

Erros são parte no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Thomas Edison já afirmava que ele havia aprendido muito mais com seus erros do que com seus acertos e Steve Jobs entendia que a falha é um resultado que aponta uma nova direção a ser seguida.

Aprender com os erros e com as dificuldades, tendo resiliência e gerando melhorias a partir da experiência, é uma das dicas de gestão mais importantes.

Saber gerenciar sua empresa é adaptar-se a esses erros e saber aproveitá-los como experimentos para otimização de seus processos, o mais rápido possível. 

4. Invista em estratégias de marketing

O crescimento de um empreendimento é proporcional ao público que ele atrai e consegue converter em potenciais clientes. Para cativar seu público-alvo, vá atrás de formas diversificadas de canais de divulgação.

Ter o foco somente em um canal de marketing tradicional ou digital é, na maioria das vezes, um erro. Saiba aproveitar os dados de sua pesquisa de mercado para descobrir os hábitos de seu público-alvo e como as estratégias de marketing podem impactá-lo e trazê-lo mais perto da sua marca.

Essas informações são essenciais para saber trabalhar produtos e serviços de forma personalizada e obter sucesso. Continuidade e consistência em suas estratégias de marketing são pontos necessários para o crescimento de sua empresa de forma eficiente.

5. Uma das mais importantes dicas de gestão: fidelize seus clientes

Clientes fidelizados, além do resultado de um processo excelente de marketing, vendas e atendimento, são um público que tende a continuar consumindo seu produto ou serviço.

E mais: eles também fazem publicidade para a sua marca. A percepção positiva de seu empreendimento e recomendações de clientes fiéis para outras pessoas que ainda não entraram em contato com a marca são extremamente valiosas, e consideradas um fator essencial para o crescimento de qualquer negócio.

Além disso, há, também, a questão financeira envolvida: dados indicam que pode custar até 500% a mais adquirir novos clientes do que realizar ações para manter os atuais. Portanto, manter clientes fidelizados ajudará a concretizar o seu sucesso no mercado e a sustentabilidade financeira de seu empreendimento.

Gostou de nossas dicas de gestão? Você tem alguma dica adicional para compartilhar com outros empreendedores? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins