Prime Contabilidade

Por que o contador é um parceiro da sua empresa?

Por que o contador é um parceiro da sua empresa?

Você já ouviu a máxima que afirma que o melhor amigo do empreendedor é o contador? Uma relação estreita entre o empresário e o profissional das ciências contábeis pode ajudar e muito em diversas áreas importantes da gestão de um negócio.

Se bem alimentado com informações sobre o funcionamento e sobre as transações realizadas pela empresa, o contador pode fornecer de volta dados importantes que auxiliam na tomada de decisões por parte do gestor. Mas, calma, apresentar informações sobre as finanças da empresa é só uma das funções que esses profissionais podem exercer. 

A seguir, conheça outros motivos que demonstram que o contador é um parceiro fundamental e estratégico para o sucesso de qualquer negócio. Confira!

Com essa parceria, planejar fica mais simples e assertivo

Com os balanços dos períodos passados no papel, se torna simples colocar na ponta do lápis o que se pode fazer no futuro. Para isso, é preciso ter atenção no presente, controlando com a ajuda do contador todos os valores que passam pelo caixa da empresa.

Uma vez feito isso, pensar em investimentos e expansões de negócio passa a ser menos nebuloso e mais fácil, já que se tem mais segurança sobre o que é possível gastar e onde os cortes devem acontecer.

Outro ponto importante que demonstra que o contador é um parceiro de sua empresa é que esse assessor possui uma visão ampla do momento econômico do país, já que ele lida com diversos empreendimentos de diferentes áreas - o que também é de grande ajuda quando se tem em pauta o futuro de sua empresa.

Impostos ficam mais fáceis de lidar

Uma grande preocupação dos empresários brasileiros é, sem dúvida, o pagamento de impostos. Muitas vezes difíceis de entender para quem possui média ou pouca experiência, a carga tributária deixa de ser um bicho-papão com a ajuda do contador.

Ele pode auxiliar o empresário a calcular, planejar e economizar quando o assunto é pagar imposto, além, também, de lidar com a declaração do IR empresarial.

O contador é um parceiro que ajuda mesmo antes de uma empresa abrir as portas

Outro ponto de preocupação de quem possui espírito empreendedor no Brasil são os procedimentos burocráticos que estão envolvidos na abertura de uma empresa.

Nesse momento importante de providenciar registros e contratos para dar o pontapé inicial nos trabalhos e colocar o negócio para funcionar, o contador é um parceiro essencial, prestando assessoria e auxiliando a estruturar o que for necessário para que a empresa possa abrir suas portas.

Recursos Humanos: uma preocupação a menos

Como você sabe, gerir um negócio impõe diversas responsabilidades ao empreendedor. Pense no quanto a execução de determinadas tarefas poderia ser melhor se um contador fosse o responsável por algumas dessas responsabilidades?

O contador pode, além de prestar assessoria contábil, cuidar de processos importantes de seu departamento de Recursos Humanos. Assim, os cuidados com a legislação trabalhista e admissão e demissão de funcionários podem ficar sob responsabilidade do escritório de contabilidade, de forma que você fique menos sobrecarregado e mais livre para aplicar seus esforços em seu core business.

O contador é um poderoso aliado

Como vimos, ter um contador trabalhando para sua empresa pode facilitar muitas tarefas e decisões, já que ele é um profissional com uma formação completa, que abrange finanças, recursos humanos, legislação tributária e outras áreas administrativas.

A consultoria de um escritório de contabilidade pode ser o diferencial de uma empresa, colocando o empreendedor que conta com esse serviço em uma posição vantajosa diante dos seus concorrentes.

O contador é um parceiro que pode deixar claro os pontos fortes e fracos do seu negócio, ajudando a corrigir o que for necessário e a reforçar o que há de melhor nele.

Um aliado capacitado na hora de enfrentar o mercado e crescer é fundamental para o empreendedor que pensa não só no futuro, mas que quer aprender com balanços passados e controlar o presente, estando menos suscetível a imprevistos que possam afetar negativamente o seu negócio e ciente de novas oportunidades de otimização para a sua empresa.

E então, viu como o contador é um parceiro altamente estratégico para sua empresa? Você já conta com uma assessoria contábil em seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins