Escritório de contabilidade: 7 dicas para escolher um

Escritório de contabilidade: 7 dicas para escolher um

A contabilidade é uma área muito importante para manter o negócio sustentável e lucrativo. De acordo com recomendações do Sebrae, ao lado de um bom planejamento empresarial, contar com um parceiro da área contábil pode ser a chave para o sucesso dos empreendimentos.

Dessa forma, independentemente do porte ou segmento da empresa, ter um profissional da área contábil para auxiliar na tomada de decisões e nos encaminhamentos burocráticos é fundamental para o bom andamento de seu negócio. Por isso, escolher um escritório de contabilidade é algo que precisa ser feito com muita responsabilidade e cuidado.

Uma escolha errada pode gerar o resultado oposto, transformando algo positivo e que auxiliaria no controle sobre o valor de ativos e passivos, rentabilidade, lucros, receitas e despesas, em um problema que pode acarretar em prejuízos com a falta de profissionalização e comprometimento dos profissionais.

Por isso, no post de hoje, nós preparamos 6 dicas para escolher um escritório de contabilidade com assertividade. Confira!

1. Peça recomendação e busque referências

Quando não se conhece muito bem a área para a qual está buscando determinados serviços, a recomendação pode ser importante. Escolher um escritório de contabilidade que conta com boas referências é sempre melhor do que optar por um que seja desconhecido ou que tenha má reputação no mercado.

A recomendação pode vir, ainda, de alguém que atue com o mesmo nicho. Isso quer dizer que os profissionais que trabalham no escritório terão conhecimento sobre o seu segmento de negócio.

Além disso, use a internet a seu favor e confira em sites, como o Reclame Aqui, e nas redes sociais os comentários feitos sobre o escritório de contabilidade.

2. Averigue a situação cadastral do escritório

Outro passo essencial na hora de escolher um escritório de contabilidade é averiguar a sua situação cadastral junto aos órgãos de classe, tais como Sescon e o CRC de sua região.

3. Avalie o portfólio de clientes atendidos

Fazer uma boa pesquisa sobre os clientes já atendidos é fundamental ao escolher um escritório de contabilidade. Se, por ventura, a empresa que está sendo avaliada não trabalhar diretamente com o seu nicho, ter uma análise da carta de clientes que já passaram por ele, ou que estão sendo atendidos atualmente é de suma importância para avaliar competências e ter mais segurança em sua decisão.

4. Verifique se o escritório realiza consultoria financeira

A consultoria financeira não é um requisito indispensável, entretanto, pode ser necessária em algum momento. Então, ao avaliar a contratação, é melhor verificar se há esse serviço e escolher um escritório de contabilidade que o ofereça, assim, você evitará ter que arcar com um gasto extra e terá um atendimento mais otimizado ao concentrar ambas as atividades com o mesmo parceiro.

5. Visite o escritório de contabilidade e verifique o grau de comunicabilidade do parceiro

Antes de escolher um escritório de contabilidade, é importante conhecê-lo: o ambiente ajudará a formar uma avaliação sobre a idoneidade do escritório.

Fique em dúvida se entrar em um escritório cujo espaço seja desorganizado, com pouquíssimos profissionais ou que não haja estrutura adequada. Esses podem ser indícios de que o serviço prometido não será entregue da melhor forma.

Além disso, é importante conhecer e testar os canais de comunicação e atendimento do escritório. Um atendimento prestativo e com agilidade é essencial para a resolução de urgências que possam surgir em sua empresa. Assim, tenha a certeza de que o telefone, o e-mail ou outro canal que será utilizado para comunicação com o parceiro esteja funcional e ativo.

6. Conheça bem os honorários antes de contratar

O Sindicato dos Escritórios de Contabilidade de cada região é que estipula os valores de honorários contábeis. Mesmo assim, na hora de assinar o contrato com determinado escritório, é fundamental ter colocado na mesa esses valores e tê-los discriminados no próprio contrato. Isso evitará problemas tanto para contratante quanto para contratado.

Cabe ressaltar que serviços mais especializados e com mais complexidade terão preços diferenciados, conforme o grau de dificuldade de execução. Por este motivo, colocar tudo na ponta do lápis é recomendado.

7. Construa uma relação de confiança

O trabalho de um escritório de contabilidade é essencial para qualquer negócio, pois ele fornecerá instrumentos importantes para o desenvolvimento da empresa.

Então, criar uma relação de confiança com a equipe que atende a sua empresa é muito importante, principalmente porque você vai precisar ficar em contato direto com esse parceiro para ter uma atualização constante dos números do seu negócio e, assim, decidir sobre a implementação de novos projetos.

Você ficou com alguma dúvida sobre como escolher um escritório de contabilidade? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa