Prime Contabilidade

O papel de um escritório de contabilidade na sua empresa

O papel de um escritório de contabilidade na sua empresa

A área da contabilidade, de modo geral, é chamada de "a linguagem dos negócios". Você sabe por quê? Porque ela consolida e comunica a informação que os proprietários, gestores e investidores precisam para avaliar o desempenho financeiro da sua organização.

Nesse sentido, o papel de um escritório de contabilidade na sua empresa é o de lhe ajudar, enquanto gestor, a tomar as melhores decisões empresariais, fornecendo os dados financeiros necessários para isso.

Bill Gates, empresário mundialmente conceituado, afirmou que “o modo como você reúne, administra e usa a informação determinará se você vencerá ou perderá no mundo dos negócios”.  E o contador é uma das fontes de fornecimento mais precisas e confiáveis desse tipo de dado estratégico.

Além disso, os contadores garantem que você compreenda o significado da informação financeira gerada e trabalham para lhe ajudar a usá-las para lidar com problemas e oportunidades nos negócios.

Confira, no post de hoje, mais informações sobre o papel de um escritório de contabilidade na sua empresa e as suas principais formas de atuação. 

O papel de um escritório de contabilidade na sua empresa

A coleta de números, na verdade, é a parte fácil do trabalho de um contador nas empresas – hoje, tudo o que você precisa fazer é iniciar seu software de contabilidade. A parte mais difícil é analisar, interpretar e comunicar a informação. Claro, esse profissional também deve apresentar tudo com a clareza devida enquanto interage efetivamente com as pessoas de todas as esferas empresariais.

Tudo isso significa que a contabilidade pode ser definida como um sistema para medir e resumir atividades comerciais, interpretar informações financeiras e comunicar os resultados para a gerência e outros tomadores de decisão. Um parceiro competente da área de contabilidade é um ativo valioso para a empresa.

Esses indivíduos empregam uma mente inquisitiva em seu trabalho, com base no seu conhecimento das finanças da empresa. Utilizando as suas habilidades e uma compreensão profunda da organização e do ambiente em que atua, os contadores profissionais possuem conhecimentos que, quando aplicados, são fundamentais para o bom andamento de qualquer negócio.

O conhecimento em contabilidade permite que esses profissionais adotem uma abordagem pragmática e objetiva para resolver problemas. E este é um ativo valioso para a gestão, particularmente nas pequenas e médias empresas.

Os profissionais de contabilidade auxiliam na estratégia corporativa, fornecem conselhos e ajudam a reduzir custos, melhorar os projetos e suavizar os riscos. Como conselheiros, os contadores representam o interesse dos proprietários da empresa.

Os campos de atuação na sua empresa

Os contadores, geralmente, trabalham em um dos dois principais campos: administrativo e financeiro. Os administrativos fornecem informações e análises aos tomadores de decisão dentro da empresa, visando ajudar nas execuções. Os financeiros, por sua vez, fornecem informações a indivíduos e grupos dentro e fora da organização para ajudar a avaliar o seu desempenho financeiro.

Em outras palavras, a contabilidade administrativa ajuda você a manter o seu negócio funcionando, enquanto que a financeira diz como está a sua execução.

A seguir, saiba um pouco mais sobre cada um desses campos.

Contabilidade administrativa

A contabilidade administrativa desempenha um papel fundamental para ajudar os gerentes de empresas a cumprirem suas responsabilidades. Os relatórios são adaptados às necessidades dos gerentes e o objetivo é fornecer informações relevantes, precisas e oportunas em um formato que os ajudará a tomar decisões.

Ao preparar, analisar e comunicar essa informação, os contadores trabalham com pessoas de todas as áreas funcionais da organização – recursos humanos, operações, marketing e finanças.

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira fornece informações a indivíduos e grupos dentro e fora da organização para ajudá-los a avaliar o desempenho financeiro da empresa.

Esses relatórios financeiros – incluindo a demonstração de resultados, o balanço patrimonial e a demonstração dos fluxos de caixa – resumem o desempenho passado de uma organização e são fundamentais para a avaliação da saúde financeira do negócio.

E em sua empresa: qual é o papel de um escritório de contabilidade? Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco sua experiência e até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins