Prime Contabilidade

Contador: 6 processos da sua empresa que dependem de um

Contador: 6 processos da sua empresa que dependem de um

O contador possui um papel fundamental nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte. Basta começarem os processos burocráticos ou a exigência de papelada para a abertura da empresa para perceber a importância do contador, que tem expertise para tratar desses assuntos e conduzir os processos de modo que tudo transcorra de uma forma correta e conforme a lei.

Além de auxiliar nessa questão burocrática, estão nas mãos do contador todas as informações financeiras da empresa e por este motivo, também, ele acaba atuando como gestor da informação. Esse profissional pode auxiliar o empreendedor na tomada de decisões importantes em relação às finanças, bem como alertar em casos em que a saúde financeira não vai bem.

São muitos os papéis exercidos pelo contador dentro de uma companhia, e para atualizá-lo sobre os processos da sua empresa que dependem deste profissional, no post de hoje, listamos as principais atividades em que sua atuação é fundamental. Confira!

1. Processos de gestão financeira

Depois de auxiliar na abertura da empresa, o contador também pode participar desde a elaboração de contratos de trabalho até o controle da folha de pagamento.

A gestão financeira, da qual o contador é responsável, é composta por controle das contas, fluxo de caixa, empréstimos, investimentos, bem como horas extras e faltas dos funcionários – estas últimas são informações importantes no momento de fechar a folha de pagamento.

É esse o profissional responsável por emitir balanço patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), Declaração anual de imposto de renda, Declaração de notas fiscais de compras e vendas de Produtos, SPED, entre outros.

2. Controle de tributos é papel do contador

Em um país como o Brasil, com muitos tributos a serem pagos pelas empresas, o contador tem um papel fundamental, pois está apto a calcular e a orientar os empreendedores sobre esses impostos. Sua atuação ajuda a evitar multas e juros abusivos, gastos desnecessários que podem minar o fluxo de caixa e levar uma empresa até mesmo à falência.

Além do Imposto de Renda, cabe ao contador informar ao empresário o pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o INSS, o PIS, o COFINS, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros.

3. Auditoria Contábil

O contador pode atuar, também, na área da auditoria, verificando as informações dos registros contábeis, fazendo um balanço patrimonial, fluxo de caixa, entre outros. Quando uma empresa realiza a auditoria, ela evita irregularidades e erros que podem prejudicar os negócios.

4. Atuária

As ciências atuaiais se caracterizam por analisar os riscos e as expectativas financeiras, especialmente na administração de seguros e pensões.

Nesse sentido, ao atuar na atuária, o contador contribui na elaboração de planos de seguros, previdência e capitalização. Nos três casos, sua principal função é fazer cálculos trabalhando com probabilidades e, assim, construir as melhores formatações para cada um dos planos.

5. Perícia Contábil

Este é um setor bem específico dentro da área contábil. O profissional que atua com esses processos oferece opiniões técnicas buscando soluções de casos judiciais e extrajudiciais. Cabe a ele elaborar um laudo pericial com provas, buscando solucionar o problema apresentado.

6. Controladoria

Na área da controladoria, o contador auxilia os administradores a tomarem suas próprias decisões, mediante a apresentação de informações financeiras, fiscal e até de performance, com base nos dados da empresa. Além disso, ele também aponta caminhos e soluções a partir do controle das finanças do negócio.

A contratação de um contador ou de uma assessoria contábil é fundamental em diversos processos de qualquer tipo de negócio, para manter a empresa dentro do que prescreve a lei e auxiliar em procedimentos burocráticos e estratégicos.

Quais desses processos da sua empresa contam com o serviço de um contador? Você tem alguma dúvida sobre os processos organizacionais que dependem de um contador? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins