Prime Contabilidade

Terceirização ou contabilidade interna na empresa?

Terceirização ou contabilidade interna na empresa?

A gestão contábil ajuda as empresas a desenvolverem as condições necessárias para que o empreendimento se sustente e possa alcançar o sucesso.

Ela está, intrinsecamente, relacionada à manutenção da saúde financeira do negócio, ao fornecimento de dados para tomada de decisões estratégicas, à definição do melhor regime tributário para a empresa e ao correto cumprimento das obrigações legais da organização.

Entretanto, tudo isso só é possível por meio de uma gestão contábil profissional, atualizada e focada nas necessidades reais de seu negócio. Mas qual é a melhor opção para isso: ter um time que faça internamente sua contabilidade ou optar pela terceirização do serviço?

Para ajudá-lo a encontrar o melhor modelo para a sua empresa, listamos alguns pontos relevantes sobre as vantagens que a terceirização da gestão contábil pode gerar para os negócios. Vamos lá?

1. Custos mais baixos

Um dos pontos favoráveis à terceirização da contabilidade são os custos de operação, que serão reduzidos, já que há diversos encargos trabalhistas e previdenciários – como salários, férias, gratificação natalina, FGTS, INSS, entre outros – envolvidos na contratação CLT de um funcionário para exercer essa função internamente.

É importante salientar que é comum que apenas um funcionário não seja suficiente para realizar a gestão contábil de sua empresa – muitas vezes, é preciso contratar uma equipe completa de profissionais.

Por outro lado, quando você opta pela terceirização, existe apenas o pagamento do serviço prestado, que é preestabelecido em contrato, ficando todos esses custos e encargos sob responsabilidade da empresa contratada para com seus próprios funcionários.

2. Capacitação dos profissionais

Ao contratar um escritório de contabilidade para realizar o serviço, você se está optando por ter pessoas capacitadas trabalhando em prol do negócio. Sua empresa paga um valor estipulado em contrato, mas não é ela que vai precisar se preocupar com a formação desses profissionais. Essa é uma forma de ter profissionais qualificados e sempre atualizados sem precisar se envolver diretamente com esse processo e arcar com os custos.

A alternativa da terceirização passa a ser vantajosa, sobretudo porque no setor contábil ocorrem atualizações frequentes de legislação, demandando a reciclagem periódica de conhecimentos de quem atua nessa área.

3. Foco no core business

As pequenas e médias empresas têm muitos benefícios ao optar pela terceirização da contabilidade, tendo em vista que o volume de trabalho será menor. Por isso, ao optar por uma empresa contratada para fazer o serviço contábil, pode-se, inclusive, utilizar aquele espaço, que seria destinado a esse departamento, para algo que gere mais lucratividade para a empresa e esteja relacionado ao seu core business.

Assim, sua equipe ficará focada em gerar novos negócios, inovação e nos processos que realmente são fundamentais para seu negócio, enquanto o parceiro terceirizado agregará expertise, foco e agilidade para ajudá-lo na gestão contábil de seu empreendimento.

No entanto, para que realmente essas três vantagens apresentadas apareçam com a terceirização, é preciso buscar um serviço de referência, fazer uma boa pesquisa para ter certeza de que você estará entregando a contabilidade do seu negócio a um grupo confiável e capacitado para ajudá-lo a prosperar.

A terceirização contábil já é uma realidade sólida no mercado brasileiro e passa a ser um modelo bastante viável neste momento de instabilidade, quando as empresas estão buscando soluções para aumentar sua efetividade e reduzir seus custos.

E então: pronto para decidir entre a contabilidade realizada por uma equipe interna ou por uma terceirizada? Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma contribuição para esse tema, deixe sua mensagem nos comentários!

Que tal saber mais sobre contabilidade e gestão contábil? Siga acompanhando nosso blog com notícias e novidades da área!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins