Prime Contabilidade

Como enfrentar a crise com produtividade e eficiência?

Como enfrentar a crise com produtividade e eficiência?

O ano de 2015 foi marcado por um cenário de grave crise econômica, no Brasil, e por um grande impasse político envolvendo a administração pública, que impediu que ações efetivas fossem tomadas para que o ano de 2016 pudesse ser diferente. Resultado: sob um processo de retração da economia, das atividades industriais e dos investimentos, o ano será de muitas dificuldades para as empresas.

Confrontadas com essa realidade, os administradores, logo, perceberam que estavam diante de um grande desafio: devem reduzir custos ou inviabilizar suas operações. Em um cenário pessimista em relação à possibilidade de crescimento, a maioria das empresas entende que se os custos não forem reduzidos por um aumento de produtividade e maior racionalidade nos gastos, ações indesejáveis, como: a descontinuação de produtos ou serviços ou mesmo a queda em sua demanda irão ocorrer. Levando os gestores, inevitavelmente, a realizar cortes e demissões. Veja, no post de hoje, como as empresas podem enfrentar a crise com produtividade e eficiência:

1. A busca por produtividade

Para melhorar a produtividade, as empresas precisam repensar diversos aspectos de sua operação, que possibilitem uma sensível redução nos custos associada aos melhores resultados, que os anteriormente obtidos. Este incremento em eficiência e produtividade acaba se tornando o foco neste período de crise.

Destacamos a seguir algumas das ações que têm sido adotadas por muitas empresas para proporcionar esse ganho de produtividade:

1.1 - Reavaliação de processos

Muitas atividades são conduzidas, nas empresas, da forma como foram originalmente implementadas ou mesmo, conforme foram sendo adaptadas com o tempo. Não necessariamente são as formas mais eficientes e produtivas de se alcançar o resultado esperado. Por este motivo, o mapeamento e a otimização dos processos é um importante mecanismo para se assegurar um aumento na produtividade com consequente redução dos custos.

1.2 - Uso mais racional de tecnologia

A Tecnologia da Informação (TI) vem, cada vez mais, se confundindo com o negócio e com a atividade fim das empresas. E ela tem sido sistematicamente responsável por alguns dos maiores incrementos de produtividade observados nas últimas décadas. Não é diferente neste momento: o uso intensivo de recursos de telecomunicações envolvendo a capacidade de videoconferência pode resultar em cortes expressivos em gastos com transporte e hospedagem, por exemplo. Da mesma forma, a adoção de plataformas de negócios B2B pode simplificar o processo de comercialização de produtos e serviços, que resulta em uma maior eficiência dos colaboradores da área comercial, que podem se dedicar mais ativamente à captação de novos negócios.

1.3 - Redução temporária de gastos acessórios

Embora não devam virar o foco ou se confundir com a solução definitiva dos problemas, reduzir gastos com materiais de escritórios e até mesmo com cafezinho podem ajudar as empresas a enfrentarem mais seguramente este momento de crise. E em uma época onde todos sentem a crise em suas vidas pessoais, fica mais fácil para as pessoas aceitarem alguns destes cortes.

1.4 - Reavaliação de fornecedores

Diversos produtos e serviços utilizados pelas empresas têm um grande custo e, muitas vezes, um bom relacionamento com fornecedores antigos pode já não ser o mais vantajosos. Principalmente, se esses servidores não estiverem sensíveis aos aspectos de maior produtividade e redução de custos aqui apontados. É como se uma empresa estivesse se sacrificando para custear a indiferença à crise de outra. Por esse motivo, prestadores de serviços precisam ser avaliados com cuidado e devem ser priorizados aqueles que primam pela eficiência e pela produtividade nos mesmos termos que a empresa que irá tomar os serviços.

2. Sobrevivendo à crise

Embora esse momento de crise represente dificuldades e desafios às empresas, toda a crise antecede mudanças, que podem ser muito benéficas em longo prazo. Grande parte das medidas a serem adotadas, nesse período, deve subsistir para muito além do período mais difícil fazendo com que as operações se tornem mais racionais e rentáveis em longo prazo.

Que medidas sua empresa já adotou frente à crise? Que outras medidas ainda podem adotar? Participe conosco desta reflexão e deixe um comentário com experiências ou dúvidas sobre este assunto.

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins