Prime Contabilidade

Confira 7 dicas para deixar a contabilidade do seu negócio mais organizada

Confira 7 dicas para deixar a contabilidade do seu negócio mais organizada

Para facilitar o cotidiano da empresa é de grande importância que a contabilidade esteja organizada. Dar atenção para setor possibilita identificar a situação financeira do negócio, auxiliar na gestão e ainda oferecer suporte a algumas decisões imprescindíveis para o andamento das operações. Para ajudar na organização da contabilidade do seu negócio, confira abaixo uma lista com 7 dicas simples e que trarão um resultado surpreendente. Acompanhe:

1. Separe as suas finanças da empresa das finanças pessoais

Manter as finanças pessoais juntamente as da empresa é um erro que muitos empresários cometem, principalmente na fase inicial do negócio. Em certo momento, será difícil identificar quais as despesas da casa e quais são aquelas relacionadas ao negócio, dificultando também identificar a real situação da empresa.

Montar sistemas financeiros e contabilísticos separados é a saída para evitar confusões e dores de cabeças futuras. Além disso, não é recomendado utilizar cartões de crédito e cheques empresariais para pagar despesas pessoais, pois podem complicar a contabilidade e até gerar problemas legais. O ideal é se policiar e separar tudo.

2. Não deixe para amanhã

Faça o que precisa ser feito hoje. Vale para rever extratos e saldos bancários, registro de compras e vendas, não deixando – os em uma gaveta aos montes. Organize esses e outros documentos em locais seguros, de forma que possa consultá-los rapidamente sempre que for necessário. Se deixar que os dias ou semanas passem sem atualizar seus registros, em algum momento podem ocorrer alguns erros, principalmente se as finanças empresariais mudam diariamente.

3. Analise a contabilidade com frequência

Essa é a dica mais importante desse artigo. Isso porque avaliar as contas com periodicidade irá te ajudar a manter o controle, evitando que elas se acumulem. Determine um intervalo para fazer a análise, uma vez que há situações como as vividas com os bancos, que não fornecem seus extratos em uma base mensal.

4. Utilize um serviço de processamento de salários, caso tenha funcionários

Caso a empresa cresça até o ponto de ter que contratar funcionários, haverá mais documentos e dados para lidar. Nesse momento, vale recorrer a um serviço de processamento de salários que irá auxiliar na organização.

5. Utilize um serviço online para despesas dos funcionários

Essa dica vale principalmente pra empresas que reembolsam as despesas dos funcionários (pode incluir as do gestor e sócios), pois é necessário seguir e registar esses custos. O ideal é ter uma ferramenta capaz de tornar o processo rápido e fácil para os empresários e que possa ser acessada de qualquer lugar.

6. Preze pela simplicidade e consistência

Em algumas situações, a escrita de processos e dados depende de colunas que precisam estar bem organizadas e dispostas em seus devidos locais. O mesmo vale para documentos e registros que podem ser organizados de acordo com suas características semelhantes, por exemplo, nota fiscal junto com demais documentos de contabilidade; registros de compra com ordens de pagamento, entre outros. Também possível separá-los, conforme critérios como frequência de uso, como por ordem alfabética ou cronológica, proporcionando um acesso mais fácil aquelas que mais utiliza.

7. Conte com a ajuda de um profissional capacitado

Quando a empresa contrata uma consultoria ou um profissional a área contábil não só auxilia nas finanças do negócio, como também estimula o empresário a dar mais atenção ao setor. Além disso, esse profissional desprende mais segurança as operações, proporciona um maior ganho de tempo e de produtividade, fazendo com que você tenha mais tempo para desempenhar suas atividades diárias.

Procure sempre por empresas e profissionais já conhecidos e recomendados por outros empresários. É válido checar se o profissional está associado ao CRC – Conselho Regional de Contabilidade para garantir a sua credibilidade. Esses cuidados são de grande importância para manter a contabilidade da empresa sempre em dias.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe o nosso blog. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco.

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins