Prime Contabilidade

Guia completo: Como abrir uma empresa?

Guia completo: Como abrir uma empresa?

Da mesma maneira que você provavelmente tem o desejo de abrir uma empresa, pessoas no mundo todo também sonham em seguir o caminho do empreendedorismo. Todavia, diante de muitas exigências e custos, este sonho pode acabar se tornando um pesadelo para muitos, que acabam desistindo no meio do caminho ou resolvem pular algumas etapas importantes no processo de abertura.

Como já deve ter notado, ter o próprio negócio não é uma tarefa fácil, já que maioria dos empreendimentos exigem qualidades que somente um excelente profissional possui, mas, para quem aceita o desafio, confira o passo a passo de como abrir uma empresa e estar pronto para o sucesso. Preparado?

O que é preciso saber antes de abrir uma empresa?

Se tornar chefe é o objetivo de muitas pessoas, no entanto, abrir uma empresa e tornar isso realidade não é uma tarefa fácil. Para ser empreendedor, além das obrigações e das responsabilidades que o cargo exige, diversas habilidades são essenciais para fazer com que o empreendimento dê certo.

Antes de tudo, você deve se perguntar: esse investimento é um bom negócio? Quais são os riscos? Tenho o perfil ideal para liderar? São perguntas que você deve responder com sinceridade e ser coerente, suas respostas serão o ponto de partida para abrir um negócio.

Além disso, é necessário definir qual segmento sua empresa atuará e se estará adequado às exigências do mercado. Em outras palavras, para abrir uma empresa você precisará de planejamento prévio.

Falando em planejamento, é bom ter um plano de ação em mente, ele será responsável por definir os custos, os recursos disponíveis, as principais metas e objetivos. Antes de tirar a ideia do papel e colocar em prática, é preciso encontrar um local estratégico para sua empresa e identificar qual será o público-alvo que você pretende atingir com o novo negócio.

Como saber se estou pronto para um negócio?

Para algumas empresas, coragem é o que não falta na hora de começar um negócio, no entanto, nem sempre é o suficiente para manter um empreendimento funcionando. É essencial, portanto, avaliar o momento certo para dar o primeiro passo no mundo dos negócios.

Fazer um exame de consciência é uma atitude inteligente. Para abrir uma empresa, algumas habilidades são importantes e agir com impulsividade não é uma boa maneira para começar as coisas, uma vez que o melhor caminho é conhecer o mercado de trabalho e saber as estratégias de negócios.

Muitos empreendedores, que estão começando, acabam arriscando o negócio, sem antes saber como devem tomar decisões, fazer um bom planejamento, lidar com colaboradores, entre outras. Antes de “afundar o próprio barco”, procure realmente saber se está preparado para esta nova fase.

Por onde começar a abertura da empresa?

Para abrir uma empresa, o futuro empreendedor enfrentará algumas burocracias que fazem parte do começo de qualquer negócio. Muitas reclamações são feitas por causa destas exigências, mas elas são fundamentais para o reconhecimento de suas atividades e para garantir que sua empresa não receba a visita indesejada de um fiscal futuramente.

E quais são todas estas exigências?

CNPJ

É necessário formalizar sua empresa, para definir a natureza jurídica, para isso você precisará reunir diversos documentos e pagar taxas e impostos para a legalização do seu negócio.
Antes de começar a pensar na abertura de uma empresa, é preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Este documento representa que sua empresa está cadastrada no Ministério da Fazenda e Receita Federal.

Resumindo, o CNPJ é a certidão de nascimento da sua empresa. E para obter, você vai precisar de CPF, comprovante de residência, a localização (sede) da empresa e o contrato social.

Mas, se você está sem tempo livre para correr atrás destas exigências, existe a possibilidade de tirar o CNPJ pela internet, por meio de um aplicativo disponibilizado pela Receita Federal. Caso sinta insegurança em relação às escolhas de regimes e enquadramentos da sua empresa, existem empresas de contabilidade que oferecem auxílio para abertura de empresas e cadastro de CNPJ. As escolhas corretas neste início podem gerar economia e otimização burocrática para o seu negócio.

Contrato social

O contrato social é um documento que você poderá precisar mais de uma vez, para elaborá-lo você pode contar com o auxílio de um advogado, que também deverá registrá-lo em cartório.

No documento deverá conter o nome da empresa, o valor do capital inicial e os nomes dos donos do negócio. Este registro é importante para classificar assim o tipo de segmento do negócio inicial e quais são os valores dos impostos que serão cobrados.

Inscrição Estadual

Se a empresa que você está abrindo atua no ramo de comércio, indústria, transportes ou prestadora de serviços de comunicação e energia, é exigido a obrigatoriedade da inscrição Estadual. As demais empresas, prestadoras de serviços são isentas, mas ainda assim deverão contribuir com outro imposto: o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Bancos, hospitais e laboratórios são exemplos de empresas que são isentas da inscrição estadual. Mas se a empresa prestar serviços terceirizados e também vender produtos, terá que pagar ambos os impostos.

Junta Comercial

A junta comercial é o órgão que tem como função cadastrar as atividades relacionadas aos diversos ramos de empresas do País. Cada estado brasileiro tem a sua própria junta, que também é responsável por questões como a expedição de ofícios judiciais, certidões e fichas cadastrais, por exemplo.

Alvará: Prefeitura, Vigilância Sanitária e Bombeiro.

Para a abertura de uma empresa, você vai precisar também do Alvará de funcionamento da Prefeitura. Geralmente é cobrado apenas o registro na Receita Federal, o contrato social e documentos pessoais.

É fundamental, também obter o Alvará da Vigilância Sanitária e dos Bombeiros. Exigências que são fundamentais em qualquer local, para garantir a segurança de todos — principalmente se a sua empresa atuar no ramo alimentício.

Como fazer um plano de negócios?

Com as questões legais já resolvidas, já podemos começar a montar um plano de negócios. Mas, o que é isso? O plano de negócios é um roteiro utilizado pelos novos empreendedores.

Tem a finalidade de planejar, em curto, médio e longo prazo, todas as ações necessárias para bons resultados do negócio. Traçar este planejamento é indispensável para conquistar o seu espaço no mercado.

Contudo, com a ausência do plano de negócios, uma empresa pode fechar antes mesmo de começar. Mas, para que não aconteça com você, veja como montar o seu:

Análise de mercado

Como um bom empreendedor, você não pode contar apenas com sorte para abrir sua empresa. É primordial conhecer com detalhes as preferências do seu público-alvo e as estratégias que os concorrentes usam.

A melhor forma de obter estas informações é fazer uma pesquisa de mercado, analisando os produtos e serviços que os concorrentes oferecem, a fim de encontrar inspirações ou formas de superá-los em suas deficiências.

Uma outra forma de analisar o mercado é pesquisar preferências e o comportamento dos consumidores. É o momento ideal de compreender as necessidades dos clientes e de como poderão atendê-los.

Definição de estratégias

É bom começar a pensar: como os seus objetivos e metas traçadas serão alcançados? Como sua empresa será divulgada? Ter uma ideia é fácil, porém, é necessário saber como colocá-la em prática para conseguir melhores resultados.

Por isso, para definir o planejamento estratégico deve ser colocado na ponta do lápis tudo que sua empresa precisa para existir, quais ações devem ser tomadas para que a concorrência seja superada, como torná-la atrativa para os clientes e como se consolidar no mercado.

Planejamento financeiro

Para calcular os custos de um investimento inicial, você deverá levar em consideração todos os investimentos fixos, capital de giro, investimento em serviços operacionais (equipamentos, mão de obra, etc) e demonstrativo de resultados com os lucros obtidos pelos serviços prestados.

Ao abrir uma empresa, os resultados demoram a aparecer. Mas com o plano financeiro você equilibra o faturamento para não sair no prejuízo e permite calcular o tempo que será necessário para obter um retorno positivo.

Após conhecer sobre os lucros que serão obtidos, realize suas projeções anuais e lembre-se de estar alinhado com os padrões contábeis que são exigidos.

Como definir o melhor regime tributário?

Logo no início do seu negócio você precisa decidir qual será o melhor regime tributário para o pagamento dos impostos. Esta decisão é de grande importância, por isso é necessário conhecer bem os sistemas para que você não acabe pagando taxas adicionais ao governo.

Grande parte das vezes, os empreendedores contratam contadores para resolver este assunto. Mas, caso você conheça bem o comportamento do mercado e cada uma destas modalidades, conseguirá decidir qual regime tributário é mais adequado na hora de abrir a sua empresa, será comum você ouvir muito os nomes Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Saiba mais sobre esse assunto: Lucro Real ou Lucro Presumido? Qual o melhor?

Como registrar uma marca?

É óbvio que você conhece grandes empresas cujas marcas possuem reconhecimento mundial. Além de talento e espírito empreendedor, estas empresas possuem fundamental: o registro legal das suas identidades.

Pode parecer simples criar o nome para sua empresa, mas, você poderá enfrentar complicações caso copie um nome já existente ou tenha o nome copiado.

Para evitar estes transtornos, o melhor é saber como registrar uma marca. Assim, você adquire exclusividade e ainda tem chances maiores de se promover dentro do seu segmento, já que assim sua empresa será vista a partir de um novo ângulo corporativo.

Confira se sua marca já foi registrada

É comum que empreendedores pensem em nomes comuns e semelhantes e esta é uma das causas para que muitas empresas registrem suas marcas: para não serem copiadas.

O primeiro passo a ser fazer é buscar as marcas que já existem no mercado. Esta pesquisa pode ser realizada por qualquer pessoa de forma prática e gratuita, diretamente no sistema de buscas do site do INPI.

Determine o tipo de marca

As marcas podem ser nominativas, quando são formadas por palavras; podem ser figurativas, que ocorre quando acompanham símbolos; e também podem ser mistas, onde existe a mesclagem de palavras e símbolos.

Pague uma taxa inicial

Ao abrir uma empresa, todos os processos requerem custos, até mesmo para registrar uma marca.

Veja os custos desta operação e lembre-se que pequenas empresas possuem descontos de até 50% nas taxas. É necessário também um pagamento para à exclusividade da marca, sendo válido por até 10 anos.

Dê entrada ao processo

Feito o pagamento das taxas exigidas, é disponibilizado para você um número para dar entrada no processo. Este registro será realizado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o órgão federal responsável por todos os registros no Brasil.

A entrada do processo pode ser feita online, bastando preencher o formulário disponível no site do INPI.

Agora, você deverá esperar! O registro da marca estará disponível em alguns veículos, como Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI) ou no próprio sistema de busca de marcas. Os prazos também podem variar e talvez seja necessário enviar outros tipos de documentação.

Como conseguir clientes?

Após todo o processo burocrático, sua empresa poderá abrir as portas, mas ainda está faltando o principal para completar sua missão. São os clientes, a peça-chave para qualquer empreendimento dar certo.

Conquistar clientes, principalmente no início da empresa, é uma tarefa que exige estratégias de marketing e de vendas. Com o mercado está cada vez mais competitivo e seletivo, não vale a pena esperar que sua empresa receba a visita de clientes de uma hora para outra.

Então, confira algumas dicas de como conseguir clientes desejados para a sua empresa:

Determine seu público-alvo

Saber quem serão seus consumidores é essencial para atender às suas necessidades. No entanto, nem todas as pessoas do mundo podem se tornar seus clientes. Pelo contrário.

Quanto mais segmentado for seu negócio, mais direcionada será sua cartela de clientes. Você deve traçar o perfil do seu público e pesquisar as preferências, também é válido pesquisar como a concorrência atende este mesmo público-alvo.

Determine estratégias de marketing

Calcule o capital disponível para as ações de marketing e faça um planejamento mensal de divulgação.

Além das mídias sociais, você pode investir em panfletos, anúncios em jornais e revistas, propagandas em outdoors e, principalmente, em estratégias de marketing digital. Afinal, os clientes precisam conhecer e jamais se esquecer da sua empresa.

Prepare sua equipe

Sua equipe precisa estar sempre preparada para oferecer o melhor atendimento, assim que o primeiro cliente cruzar sua porta.

E a melhor forma de obter esse preparo é investindo em treinamentos constantes sobre os produtos e os serviços que sua empresa oferece. Não se esqueça também de permitir que eles ofereçam descontos e possíveis brindes, atraindo o cliente e conquistando a sua fidelidade

Faça parcerias

Pense em estabelecimentos estratégicos que podem contribuir com a divulgação da sua empresa. Estas alianças oferecem diversas vantagens, como clientes novos contatos com fornecedores. Afinal, sozinho ninguém chega a lugar nenhum.

Após esse guia completo sua empresa e você estão preparados para enfrentar o mercado. Nada melhor que ter a consciência que chegar até aqui não é fácil. Agora, com a informações corretas, você pode dar início ao seu sonho e ter sucesso no seu empreendimento!

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins