Prime Contabilidade

Finanças pessoais: Dicas para ter controle sobre os gastos

Finanças pessoais: Dicas para ter controle sobre os gastos

Todo e qualquer planejamento financeiro é um grande ferramenta para alcançar seus objetivos.

O planejamento financeiro pessoal, é uma atividade importante para adquirir uma grande qualidade de vida, além de garantir um futuro tranquilo.

Mas, para fazer a gestão das suas finanças pessoais, você precisa de conhecimentos e ferramentas adequadas. Assim, você adquire equilíbrio entre receitas e despesas, e consegue também, fazer o seu dinheiro render mais.

Confira, agora dicas de como gerenciar as suas finanças pessoais:

Tenha controle dos seus gastos e ganhos

Se você for parar pra pensar, seja a realização do planejamento de uma empresa ou o seu planejamento pessoal, para tomar algumas decisões, antes é necessário fazer um diagnóstico preciso da sua situação, concorda?

Para atingir equilíbrio nas suas finanças pessoais, você deve saber precisamente o quanto ganha e o quanto gasta.

Para isso, contamos, por exemplo, com aplicativos que permitem que você registre e visualize com mais clareza de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. Dessa forma, você poderá ter controle e se necessário destinar seus recursos para outras contas ou fazer cortes em gastos supérfluos.

Planeje as finanças pessoais

Para ter sucesso na vida financeira, você precisa ter consciência de que será preciso tempo e estudo para as suas finanças pessoais.

Por exemplo, direcionar a sua renda para os gastos fixos e determinadas áreas, como moradia, saúde, transporte, educação, entre outras, contribui para que suas despesas não ultrapassem o valor das suas receitas.

É importante que também seja incluído nas despesas fixas, caso você possua funcionários, todos os pagamentos e direitos que eles possuam, dessa maneira seu bolso não será surpreendido com 13° salário ou férias. Garantindo também direito de seus funcionários e evitando ainda mais gastos, por exemplo, com possíveis litígios trabalhistas causados por irregularidades.

Tenha uma reserva financeira

Ter dinheiro para arcar com gastos emergenciais é alívio para muitas pessoas que planejam as suas finanças. Afinal, imprevistos acontecem e podem funcionar como gatilho para que você tenha um endividamento.

Ter uma reserva financeira evita com que o “efeito bola de neve”, provocado pelos endividamentos, aconteça. Quando se reserva uma parte da sua renda mensal para formar um fundo de emergência, as finanças ganham maior resistência a imprevistos. E caso aconteça, não provocará uma falta grande no seu bolso.

Defina metas para economizar de forma consciente

A economia não é apenas “o dinheiro que sobrou no final do mês”. Tem que ser uma postura planejada, uma meta que você tenha todos os meses. Assim você deixa de apenas acompanhar a passa a ter controle sobre suas finanças, com isso seu planejamento financeiro de fato se volta para os resultados no futuro, e não para apagar o fogo do presente.

A dica é: defina uma quantia mensal para guardar. Uma forma para começar a fazer isso é receber o salário e já separar uma parte do dinheiro, de preferência transferindo ou guardando em um lugar diferente da conta que você utiliza para os gastos do dia a dia.

Assim como em uma empresa, as  também precisam de planejamento tanto para se ter controle sobre a sustentabilidade da mesma, evitando prejuízos, bolas de neve e falências, quanto para atingir o crescimento e a criação de reservas que possibilitem investimentos a médio prazo. Planeje. estude e trace objetivos, assim ficará mais fácil economizar e ter todo o controle sobre seus gastos.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins