Prime Contabilidade

O que é centro de custo? Aprenda como fazer

O que é centro de custo? Aprenda como fazer

Você sabia que a falta de planejamento é o motivo principal para o fechamento anual de 25% das empresas brasileiras? A vontade de empreender pode ser grande, mas, sem uma organização sólida de sua operação, essa iniciativa poderá ser mal-sucedida. Nesse contexto, um plano contábil e financeiro é primordial. E, entre os itens deste planejamento, está o centro de custo.

Mas você sabe o que significa centro de custo na rotina de um negócio? E como fazê-lo? Descubra a seguir!

Afinal, o que significa centro de custo no contexto organizacional?

O centro de custo é uma técnica por meio da qual se separa uma empresa em diversos projetos ou setores, cada um deles tendo sua parcela de atribuições operacionais e financeiras. Assim, uma empresa é formada por um conjunto de centros de custos, sendo que cada um deles apresenta sua independência e autonomia em relação aos demais.

Por meio do centro de custo, despesas e receitas empresariais são agrupadas de modo a proporcionar um modo mais específico e rico de se analisar as entradas e saídas de recursos financeiros da organização.

Quais são os benefícios de criar centro de custos nas organizações?

Entre os principais benefícios dessa iniciativa, destacam-se:

  • Análise facilitada

Quando as receitas e despesas de uma empresa são vistas como um todo, sem uma segmentação, fazer uma análise mais aprofundada do que vai bem ou mal pode ser algo bastante problemático.

Já quando se analisa o desempenho por centro de custo, é possível gerar relatórios muito mais precisos e sofisticados, identificando com facilidade setores ou projetos que estão gerando resultado ou apenas grandes despesas para a empresa.

  • Empoderamento de todos os setores

Quando uma organização fala em reduzir custos, muitas vezes, acaba-se priorizando, por exemplo, cortes com divulgação ou pessoal. E isso, na estratégia macro do negócio, pode não ser a melhor solução.

Com a divisão por centro de custo, empodera-se as lideranças de cada projeto ou setor para que elas possam detectar com clareza quais são seus gastos e identificar aquilo que pode ser cortado sem perda de qualidade na operação e na entrega final ao cliente.

  • Detectar gargalos do negócio

Avaliando relatórios financeiros segmentados por centros de custos, a gestão do negócio consegue verificar com facilidade os resultados econômicos de cada projeto ou área, podendo perceber gargalos operacionais ou mesmo uma divisão ineficiente de setores da empresa.

  • Definir o orçamento anual com mais assertividade

Há organizações que repassam um orçamento igual para viagens, contratação de pessoal ou compra de materiais de escritório para todos os seus departamentos. Isso pode ser um grande erro! Há, naturalmente, áreas que demandam mais ou menos desses recursos para operar. Mas sem um histórico detalhado, como detectar isso?

Com a divisão por centro de custo, a diretoria poderá fazer um planejamento de seu orçamento anual com muito mais assertividade, baseando-se em dados concretos de cada área de seu negócio.

Como fazer o centro de custo de uma empresa?

  • 1. Mapeie os departamentos ou áreas de sua empresa

O primeiro passo para fazer o centro de custo da empresa, sem deixar nenhum departamento de lado, é identificar os setores de sua organização bem como as suas responsabilidades. Se for um pequeno negócio, você poderá fazer essa divisão em produção, administração e comercial, por exemplo.

  • 2. Faça um levantamento dos custos de sua empresa

Após dividir sua empresa em grupos de áreas ou departamentos que irão gerar os centros de custos, é preciso mapear quais são os gastos do negócio e a que área eles pertencem.

  • 3. Detecte as receitas de cada departamento

Além dos custos, há áreas que geram lucro direto para as empresas - por exemplo, o setor de vendas. Para essas, atribua também essa receita gerada.

  • 4. Verifique custos compartilhados

A fim de seu planejamento ser o mais exato possível, é preciso evitar redundâncias na elaboração de seus centros de custos. Por exemplo, se o setor de marketing e o comercial ocupam o mesmo espaço, o custo de aluguel dessasala deverá ser rateado entre ambos.

  • 5. Crie categorizações

Para que tudo seja registrado o mais precisamente possível e para que você possa, posteriormente, cruzar dados para comparar os custos de cada departamento nos mesmos itens, é importante criar categorias de gastos.

Por exemplo, materiais de escritório, viagem, pessoal, etc. Dessa forma, baseando-se em histórico, você poderá direcionar um percentual de verba maior ou menor por departamentos para cada categoria, tornando essa distribuição mais otimizada e eficiente.

E então, ficou mais claro o que é centro de custo? Você já utiliza essa ferramenta em sua empresa? Deixe sua mensagem nos comentários.

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins