Prime Contabilidade

Sucesso de uma pequena empresa: 6 etapas importantes

Sucesso de uma pequena empresa: 6 etapas importantes

Garantir o sucesso de uma pequena empresa não é algo simples. Começar ou recomeçar nem sempre é fácil. A cada dia, diversas empresas são criadas no país, porque, em tempos de crise, muitas pessoas se voltaram para o empreendedorismo.

Uma pesquisa desenvolvida pela Global Entrepreneurship Monitor em conjunto com o Sebrae revelou que quatro em cada dez brasileiros são donos de uma empresa no Brasil, a maioria de pequeno porte, ou estão envolvidos com a criação do próprio negócio. Em 2015, as micro e pequenas empresas já respondiam por 52% dos empregos com carteira assinada no Brasil e por 41,4% da massa salarial.

Olhando esses números pode até parecer fácil criar um negócio no Brasil, entretanto, alcançar o sucesso de uma pequena empresa pode ser algo bastante desafiador.

Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas para favorecer o sucesso de uma pequena empresa. Confira!

1. Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para o sucesso de uma pequena empresa. Nesta etapa, é preciso determinar o rumo dos projetos, ou seja, estabelecer metas e métodos a serem seguidos para que seu negócio seja bem-sucedido.

É preciso conhecer bem seu produto ou serviço, e ter em mente a necessidade de criar estratégias para se relacionar com seus clientes e realizar negócios com eles.

Esse processo deve ser encarado com muita seriedade, tendo em vista que essa fase é fundamental para fazer previsões de diversos cenários, bem como identificar possíveis problemas e gargalos antes mesmo de eles ocorrerem.

2. Capacite-se e capacite sua equipe

Especializar-se no negócio que está abrindo, bem como promover a capacitação de seus funcionários, é de extrema importância.

Com a concorrência acirrada e o nível cada vez mais alto de exigência do cliente, não há espaço para amadorismo, e é preciso que o empreendedor conheça a fundo seu core business e tenha conhecimento sobre gestão de negócios

Sua equipe também deve dominar todas as informações importantes sobre o seu produto ou serviço e saber realizar um bom atendimento ao cliente – esse, aliás, é um dos mais importantes fatores para o sucesso de uma pequena empresa. Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae verificou-se que o cliente de pequeno varejo valoriza mais o atendimento de qualidade do que fatores como o preço do produto/serviço, portanto, fique atento!

3. Para o sucesso de uma pequena empresa, é preciso investir

Além de profissionais capacitados e motivados, é preciso dar aos funcionários meios para realizarem o trabalho com excelência, e, nesse ponto, destaca-se o investimento em maquinário e tudo que é necessário para que os seus colaboradores possam dar o seu melhor para a empresa.

4. Mostre-se comprometido e incentive os funcionários

Um líder de uma equipe motivado é um dos grandes trunfos para o sucesso de uma pequena empresa.

Um bom líder é aquele que incentiva seus colaboradores, dialoga com eles, fornece feedback e se mostra acessível. Tudo isso ajudará a criar um clima organizacional saudável que transparecerá para seus clientes.

5. Analise e melhore constantemente seus processos

Para o sucesso de uma pequena empresa, é preciso constantemente buscar formas de otimizar e gerar melhorias em seus processos internos: hoje, deve-se fazer mais com menos recursos.

Para isso, não basta cortar gastos. É preciso conhecer o impacto de cada etapa para se enxergar gargalos e lacunas que podem estar gerando desperdício de tempo ou de recursos financeiros, além de impactos negativos na experiência que seu cliente terá ao interagir com sua empresa.

6. Contrate uma empresa de contabilidade terceirizada

A contratação de um serviço de contabilidade terceirizado, além de gerar economia, dará a certeza de contar com um parceiro especializado e atualizado.

Seus processos contábeis serão muito mais eficientes e você poderá se concentrar na atividade-fim de seu negócio, o que favorece o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa.

Essas são algumas das etapas fundamentais para o sucesso de uma pequena empresa. Você já as realizou em seu negócio? Fico com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

O enquadramento fiscal pode reduzir os custos de uma empresa?

Contabilidade Gerencial: entenda como ela ajuda sua empresa

Por que o contador é um parceiro da sua empresa?Por que o contador é um parceiro da sua empresa?

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins