Prime Contabilidade

Começando 2016 em dia com a contabilidade

Começando 2016 em dia com a contabilidade

O ano de 2015 acabou, mas muitas empresas ainda estão com as suas obrigações fiscais pendentes. Embora seja encarada como uma obrigação enfadonha, a contabilidade deve ser vista pelos empreendedores como um recurso valioso de gestão. Afinal, é com uma boa análise contábil que eles conseguem compreender melhor os custos e despesas da organização e direcionar melhor suas decisões e investimentos.

Mas, no nosso país, muitos empresários não dão foco à gestão contábil, o que impede saber se o negócio está endividado e se ele realmente está gerando lucro. Com isso, acabam comprometendo as chances da empresa crescer no mercado. E pensando em ajudá-lo a começar 2016 com a contabilidade de sua empresa em dia, decidimos preparar este post, que lhe mostrará algumas dicas de como realizar uma organização financeira eficaz. Vamos lá?

Avalie a situação financeira do negócio

A nossa primeira dica está relacionada à avaliação das finanças da empresa. Somente analisando os custos fixos e variáveis e as pendências financeiras o empreendedor conseguirá pôr em dia a contabilidade do seu negócio. Para isso, verifique as planilhas e documentos financeiros da sua empresa e veja as contas que estão pendentes, para que assim você priorizar o pagamento de alguma delas e evitar o pagamento de multas e juros.

Livre-se das dívidas o mais rápido possível

A regra é simples: quanto mais tempo sua empresa ficar endividada, mais juros ela terá que pagar. Logo, não entrará em 2016 com a organização financeira em dia. Após analisar a situação financeira da empresa, identifique as dívidas e tente negociar prazos e valores para quitá-las o mais rápido possível. Isso ajudará o seu negócio a se livrar do ‘peso extra’ causado pelas dívidas e entrar em 2016 com bastante ‘fôlego’.

Controle todas as despesas

Muitos gestores têm o péssimo hábito de focar apenas nos grandes gastos, como salário dos funcionários e impostos, e acabam deixando de lado as pequenas despesas, como produtos de limpeza, manutenção de equipamentos, entre muitas outras. Isso faz com que elas acabem adquirindo dívidas que não podem ser pagas. Para ter uma boa organização financeira, o empreendedor precisa ter pleno controle sobre todos os gastos, inclusive dos mínimos.

Procure agir com clareza e transparência

No Brasil, é comum os empresários realizarem operações sem emissão de documentos fiscais. Além de ser ilegal, esta prática pode comprometer a continuidade da empresa no mercado, já que a Receita Federal é capaz de detectar quaisquer fraudes em informações transmitidas pelos contribuintes. Ao agir com clareza e transparência, o empresário poderá estruturar melhor o seu negócio e se preparar para crescer em 2016.

Defina metas e objetivos

É importante que você já tenha definido os objetivos da sua empresa. Mas para isso, pense nas metas que foram estipuladas no ano passado e que ainda não foram cumpridas. Veja se ainda dá tempo de realiza-las ou se será necessário mudar seu foco. Para o próximo ano, você pode definir como meta, por exemplo, a criação de uma cultura de organização financeira e controle diário do fluxo de caixa.

Busque a ajuda de uma consultoria

Numa empresa, mesmo que sejam utilizados os mais modernos softwares e as melhores práticas de administração financeira, a gestão contábil só será eficaz se o empresário souber verificar bem as suas finanças e realizar todas as rotinas fiscais e tributárias de forma adequada. Por ser cansativa, muitos empreendedores acabam terceirizando estas importantes tarefas, contando com o apoio de organizações especializadas no ramo.

A ajuda de uma consultoria é importante porque ela pode apontar erros que dificilmente o empresário perceberia no dia a dia. Além disso, o acompanhamento contínuo das apurações dos impostos realizado pelos especialistas pode ajudá-lo a pôr a contabilidade da empresa em dia, além de permitir que você foque em atividades mais importantes ao invés de se preocupar em elaborar todos os demonstrativos contábeis.

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocar todas elas em prática e começar 2016 com a contabilidade da sua empresa em dia, sem pendências. Tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe-a nos comentários!

Veja Tabém:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins