Prestação de serviços, comércio e indústria: entenda para investir

Prestação de serviços, comércio e indústria: entenda para investir

Abrir uma empresa não é um trabalho simples. Além dos trâmites legais, o empreendedor ainda precisa tomar decisões importantes, que podem ser bem difíceis para os de primeira viagem, como nome, ramo de atividade, missões e valores, dentre muitas outras. O ramo de atividade é o que vai definir a empresa e impactar diretamente em todas as outras escolhas, assim como no potencial de vendas e questões fiscais, como enquadramento tributário. É a partir dele que será decidido se a o negócio irá trabalhar com prestação de serviços ou comércio. Claro que preparamos este post com tudo o que você precisa saber nessa hora, basta conferir! Vamos lá?

O que é o ramo de atividade?

É o que define a área em que área a empresa irá atuar, assim como seu produto ou serviço. Sendo assim, deve ser a primeira escolha a ser feita ao se abrir um negócio. Muitas vezes pode vir de um conhecimento técnico ou uma afinidade com determinada área da parte do empreendedor. Existem algumas categorias que auxiliam nessa definição. A empresa pode atuar no ramo industrial, comercial e de prestação de serviços.

Industrial

As empresas industriais são as que transformam matérias-primas, manualmente ou com a utilização de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias que serão fornecidas para vendedores. É um ramo muito amplo, podendo ir de artesanato ou fabricação de roupas até a produção de eletrônicos

Comércio

O comércio sempre parece ser mais “fácil”, à primeira vista, para um empreendedor de primeira viagem, por conta da objetividade inerente ao setor, por mais que, sob um ponto de vista financeiro, se aventurar no comércio demande um maior investimento. Dessa forma, parecer mais fácil não quer dizer que não seja necessário possuir habilidades para se adaptar e prosperar, como: saber escolher os melhores produtos, identificar boas oportunidades, antecipar tendências e lidar com a concorrência de forma versátil, além de ser bom na hora da negociação.

Uma dica para quem está começando é representar algum produto consagrado no mercado, inicialmente, de baixo valor agregado e com boa aceitação do público, pois isso é algo que contribui para que o negócio tenha sucesso.

Prestação de serviços

Possui uma boa vantagem em relação ao comércio quando se trata de investimento inicial. Dá para começar um negócio lucrativo com investimentos mínimos, dependendo da área. Aqui, o que realmente importa é o conhecimento prático e a capacidade técnica em conjunto com um bom networking.

Prestar serviços significa ter uma maior liberdade em questão de horários e atuação, principalmente para quem se comunica bem. Outro diferencial também é poder exercer a profissão remotamente, sem necessidade de contato direto com os clientes, em alguns casos. Os prestadores de serviço tem faturado mais do que nos anos anteriores, visto que o empreendedorismo se consolidou e a grande concorrência tem feito os empresários lutarem bastante pelo destaque, oferecendo serviços cada vez mais qualificados. Além disso, há uma demanda crescente por serviços especializados em basicamente todas as áreas, ocasionando uma maior valorização do conhecimento.

A principal baixa do ramo de prestação de serviços é a desvalorização pela parte do público e dos próprios empreendedores, que muitas vezes sentem dificuldade em atribuir um preço justo ao trabalho que ofertam, afinal não é fácil calcular o valor de algo que não pode ser “tocado”, principalmente quando se está começando e surge aquela insegurança em relação à qualidade do trabalho.

Pesquisa de mercado

Gostar do ramo de atividade que exerce é uma forma ideal de antecipar a satisfação em desempenhá-lo. Por isso, atente-se ao fato de que não basta apenas gostar: sem o conhecimento necessário, nada vai para frente. Uma empresa deve atender a uma demanda de um público consumidor, por isso é essencial realizar uma pesquisa de mercado para conhecer esse público e entendê-lo melhor para poder satisfazê-lo. Estar sempre atento à concorrência e saber qual o investimento necessário também são dicas de praxe para os empreendedores de primeira viagem. Nada muito acima nem abaixo do necessário, afinal, nesse mundo dos negócios, o equilíbrio sempre é a melhor escolha.

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa