Prime Contabilidade

5 dicas para controle de gastos financeiros

5 dicas para controle de gastos financeiros

Ter uma saúde financeira saudável é o desejo de todos. Uma gestão eficaz envolve o controle financeiro do negócio, analisando, investigando e controlando as entradas e saídas dos recursos, assim, é possível saber exatamente onde investir para obter bons resultados e conquistar seus objetivos.

Confira as cinco dicas de controle de gastos que separamos para você:

1. Mantenha os gastos pessoais e empresariais separados

É muito comum em uma empresa de pequeno ou médio porte o uso do dinheiro da empresa para custear algum gasto pessoal.

Esse tipo de hábito, por menor que seja, poderá trazer danos financeiros para o caixa da empresa. Defina previamente os gastos mensais da empresa.

Um jeito simples de resolver o financeiro e manter a saúde financeira em dia é anotando — seja em uma planilha ou em um caderno — todos os gastos da empresa (entradas e saídas) e os gastos pessoais (fixos e variáveis).

2. Defina o que são custos e despesas

Despesa: São todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, podendo ser classificada entre Fixas e Variáveis.

Para entender as despesas, faça a pergunta: Vendendo ou não, eu terei gastos? Se sim, então você já sabe que está falando de uma despesa.

Custo: Estão diretamente relacionados com a operação da empresa, são atribuídos ao produto final. Os custos dividem-se em Diretos e Indiretos.

Para entender os custos, faça as perguntas: Se eu parar de vender, esse gasto continuará existindo? Quanto mais eu vender, mais este gasto aumentará? Se sim, então você já sabe que está falando de um Custo.

Aproveite e confira nossas dicas para tirar a empresa do vermelho.

3. Crie um planejamento de controle financeiro

O controle não combina com surpresas e imprevistos, correto? No mundo dos negócios, um fato negativo inesperado pode ter como consequência a falência.

Para não depender do acaso, da sorte ou de que nada inesperado aconteça, ter um planejamento financeiro é uma ferramenta eficaz.

Assim, você controla a situação e tem como avaliar a contratempos que podem ocorrer em cenários diversos e se organizar para vivenciá-los sem maiores prejuízos, maximizando resultados.

4. Tenha sempre um fluxo de caixa organizado

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que permite visualizar as entradas e saídas de dinheiro das contas da empresa de um determinado período.

Assim é possível enxergar onde estão as maiores despesas e fazer um acompanhamento das receitas, facilitando o planejamento e controle financeiro.

Além disso, é possível fazer projeções com uma análise dos resultados e até mesmo traçar metas para lucrar mais com o seu negócio.

5. Concilie prazos e pagamentos com os prazos de recebimentos

Uma grande questão em uma empresa é o recebimento de suas vendas, com as formas de pagamento que ela disponibiliza ao seu cliente.

Da mesma forma, quando a empresa está no papel de cliente, comprando de seus fornecedores, deve negociar prazos e formas de pagamento. Além dos custos que ela deve pagar ao exercer suas atividades.

Quando esses prazos não são cumpridos, é muito comum a empresa entrar em inadimplência. Confira nossas dicas para que isso não ocorra clicando aqui!

Você, saberia dizer quais gastos mais elevaram nos últimos meses do seu empreendimento? Se não, tenha muito cuidado! Tenha em mente que é preciso que você tenha uma gestão financeira para a sua empresa.

Que tal deixar nas mãos de uma empresa experiente na área contábil o cuidado do seu negócio? Conte com o atendimento personalizado da Prime Contabilidade.

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins