Prime Contabilidade

Contabilidade para médicos: cuidados com a clínica médica

Contabilidade para médicos: cuidados com a clínica médica

Equilibrar a disponibilidade de atendimento aos clientes com a gestão das obrigações contábeis pode ser uma tarefa complicada para médicos e outros profissionais da saúde. Não são poucos os casos de negligência de informações e falta de conhecimento contábil que levam à problemas com a Receita e o fechamento da clínica de forma prematura.

As burocracias e escolhas começam já durante o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), quando o profissional deve escolher sua forma de prestação de serviço. A gente entende que uma ajuda especializada para assessorar essas informações é fundamental para manter a saúde do negócio em dia.

É neste contexto que a contabilidade para médicos surge como solução. Essa área da contabilidade é especializada, a fim de entender as necessidades dos profissionais de saúde, que se diferenciam de outras profissões.

Quer saber como a contabilidade para médicos pode resolver o dia a dia da sua clínica médica? Continue com a gente! Neste artigo iremos apresentar os 5 pontos principais que toda clínica precisa adotar.

O que é a contabilidade para médicos?

A contabilidade para médicos irá oferecer soluções baseadas no conhecimento das leis do país e os principais modelos fiscais de um consultório. É responsabilidade desta especialização tratar das obrigações legais e outras burocracias, calcular os impostos e lançar as guias deles, realizar o IR, produzir relatórios de fluxo de caixa e mais.

Além do conhecimento em finanças e na saúde do negócio, a contabilidade para médicos também assessora na escolha da natureza jurídica do serviço e outras decisões básicas, mas fundamentais, para o funcionamento de uma clínica.

Os benefícios são claros: mais tranquilidade e disposição de tempo para cuidar do que realmente importa, os seus pacientes! O médico terá a certeza que sua clínica está com o cumprimento da legislação em dia, com os gastos organizados, com os impostos reduzidos, e com mais flexibilidade para atuar.

5 pontos principais

Planejamento tributário

Antes de qualquer coisa, no momento de escolha da natureza da empresa, os profissionais da saúde precisam definir o regime tributário. Pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Normalmente, o mais indicado é o Simples, mas essa decisão deve levar em conta os objetivos e a realidade de cada clínica médica.

Finalizada a escolha, a contabilidade para médicos irá adotar um bom planejamento tributário, visando a redução de pagamentos de impostos de acordo com o que é permitido na lei.

Desta forma são considerados o regime tributário, a rotina e o faturamento da clínica médica.

Não deixe de conferir nosso artigo especial sobre a reforma tributária no setor da saúde.

Taxas e obrigações fiscais

Para não ter problemas com a Receita, a preocupação com as taxas e obrigações fiscais deve ser constante. Além do pagamento do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), as obrigações sindicais, trabalhistas, da prefeitura e do CRM devem estar em dia.

Para tanto, o ideal é manter os registros organizados e atualizados, evitando multas e até mesmo sanções legais. Uma boa gestão, especializada, pode ajudar clínicas médicas a reduzirem os custos internos.

Fluxo de caixa

Uma dica de ouro para toda clínica médica é controlar a entrada e saída dos recursos do consultório. Chamamos isso de fluxo de caixa e é esse controle que permitirá estabelecer prioridades, cortes, investimentos, etc.

A contabilidade para médicos irá auxiliar na organização e interpretação desses dados, elaborando demonstrativos contábeis para ajudar o negócio a crescer saudavelmente.

Outras tarefas, incluídas neste tópico, são: escrituração contábil; emissão de demonstrações contábeis (balancetes, balanços...); livro diário; livro razão; cadastros em geral.

RH

Outro cuidado fundamental: o custo com os recursos humanos para reduzir ao máximo a possibilidade de passivo trabalhista.

Para isso, você precisa de organização durante a realização da gestão da folha de pagamento, férias e demais rotinas. Inclua também os cuidados na admissão e rescisão de funcionários, o acompanhamento de legislação e fiscalizações, e a defesa de infrações.

Planejamento estratégico

Para impulsionar a sua clínica médica, é preciso de um planejamento estratégico contábil. Esse planejamento é baseado em projeções sobre o futuro da empresa, e essas projeções só são possíveis graças à gestão dos tópicos anteriores.

É feito uma análise minuciosa das atividades para que se possa organizar os objetivos da clínica. Com esse planejamento é possível tomar decisões mais certeiras e abrir a possibilidade de novos investimentos.

A contabilidade para médicos é fundamental neste momento. Com um desenvolvimento estratégico, é possível decidir o que deve ser mantido e o que deve ser alterado nos processos internos.

Agora que você já sabe o que é a contabilidade para médicos e quais são os seus benefícios, está na hora de colocar os cinco pontos citados no texto em prática. É muito importante planejar a sua gestão contábil para manter a saúde do seu negócio em dia.

A Prime Contabilidade pode te ajudar. Com um time especializado na área, você deixa todas essas burocracias nas mãos de um escritório referência quando o assunto é desburocratização. Entre em contato!

Você gosta desse tipo de conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog da Prime em primeira mão. Curta, compartilhe e comente, o seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins