Prime Contabilidade

Ano novo: planeje sua contabilidade para 2021

Ano novo: planeje sua contabilidade para 2021

O ano está oficialmente chegando ao fim. O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, foi atípico e decisivo para muitas empresas. A crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitas empresas mudassem seus alicerces e muitas outras não resistissem. Considerando que as consequências desta crise ainda aparecerão no ano que está chegando, está na hora de traçar e planejar os objetivos e metas para o novo ano que se inicia.

A tudo isso, soma-se o fato de que a reforma tributária já está sendo discutida e, muito provavelmente, será votada em 2021. Os empresários devem considerar um cenário de instabilidade e polarização política que pode afetar ainda mais a economia do país.

Mas, por mais complicado que este ano tenha sido, ele também colocou em evidência as necessidades e prioridades que uma empresa precisa ter. A importância de uma boa gestão, com um planejamento tributário organizado, faz a diferença em momentos como os que estamos vivenciando.

Neste artigo vamos falar brevemente sobre os passos necessários para organizar a sua contabilidade empresarial. Continue com a gente e confira!

O que esperar da reforma tributária?

No senado, já estão sendo avaliadas três propostas. De forma geral, as propostas acabam com alguns tributos e simplificam o modelo de arrecadação sobre a produção e a comercialização de bens e serviços.

Especialistas dizem que, independente do decidido, as empresas devem considerar a migração de regime tributário em 2021. Com estas perspectivas, o regime de Lucro Real passa a ser mais vantajoso, sobretudo para os atuais optantes do Lucro Presumido.

Neste sentido, a organização interna passa a ser um dos principais pontos de atenção para que o gestor esteja preparado para enxergar a situação das finanças corporativas com clareza e definir um planejamento contábil eficiente.

Ou seja, o controle de estoques e lançamento e retirada de dentro da caixa devem ser minuciosos. A obtenção e a geração de notas fiscais de mercadorias e serviços também devem receber mais atenção do que nunca.

Balanço comparativo entre 2020 e 2019

Compile todos os relatórios que permitam ter uma visão do histórico da empresa. Desde dados de caixa, investimentos, perdas, lucro e a situação do quadro de funcionários.

Colocar estas informações em perspectiva lhe dará uma boa visão das consequências, erros e acertos. Principalmente, lhe dará uma saída para o ano que está por vir; o que precisa e o que pode ser feito?

Talvez você tenha descoberto que é mais vantajoso continuar no modo de home office, ou que você não precisa reestruturar a equipe, ou vice-versa. Mas o importante é que essa análise seja feita de forma honesta e inteligente. Trata-se muito mais do que simplesmente contar os números, é preciso entender o que eles significam.

Investigue o mercado

Quais são as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas da sua empresa para o ano que está chegando? A matriz swot, como é conhecida, deve estar sempre atualizada. E com as mudanças na economia e no mercado durante 2020 você precisa atualizar a matriz mais do que nunca.

Faça uma pesquisa avançada e descubra quais são as tendências do seu segmento e nicho de negócio para 2021. Desta forma será possível traçar um caminho mais concreto, ter insights e inovar as suas estratégias.

Defina as metas e objetivos

Se você cumpriu os outros passos deste artigo, você com certeza conseguiu desenhar um panorama do seu negócio no próximo ano. Agora, chegou a hora de definir os seus objetivos de forma realista e responsável.

Você deve dividir as metas e objetivos em macro e micro, determinar o período do ano em que as ações serão realizadas.

Defina quais são as métricas que serão aplicadas para monitorar os resultados e analisar os dados. Essas métricas vão depender tanto do segmento do seu negócio, quanto das metas definidas, mas alguns indicadores comumente utilizados são: taxa de conversão, ticket médio, tempo médio dos fluxos de venda. 

É preciso ter em mente que é mais favorável se esses passos forem feitos por um especialista. Então não tenha medo de contar com o serviço terceirizado de um escritório de contabilidade, por exemplo. A Prime Contabilidade é um escritório de Palmas, Tocantins, que conta com um quadro de profissionais especializados em contabilidade empresarial e prontos para oferecer uma assessoria contábil para o seu negócio.

Estas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim. Aqui no blog da Prime você encontra muitos outros conteúdos semelhantes, que podem te ajudar com o planejamento e as finanças corporativas do seu negócio.

O que você achou deste artigo? Deixe seu feedback nos comentários abaixo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para se manter atualizado de tudo que acontece aqui no blog da Prime.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins