Como mudar o ramo de atividade da sua empresa?

Com a constante mudança da economia e o surgimento de novas atividades empresariais, algumas empresas necessitam de mudanças ou se aventuram em ramos diferentes, com o objetivo de alcançar lucros pretendidos ou investir em ramos diferentes no mercado.
Com o passar do tempo, muitos empresários preferem mudar ou expandir a atuação no mesmo setor que já estão inseridos. Com a tomada dessa decisão, surgem inúmeras dúvidas como: qual é o procedimento correto a ser tomado? O que devo fazer para mudar o ramo de atividade da minha empresa?
Entenda agora passos que você pode tomar para mudar seu negócio e embarcar em um novo setor!
O que é necessário para mudar o ramo de atividade da sua empresa?
É preciso que inicialmente você mude o ramo de atividade no contrato social da empresa, principalmente na cláusula onde especifica o objeto social.
Após esta mudança você precisa comunicar a Junta Comercial da sua cidade para que ela proceda com a nota da alteração no contrato social.
Em seguida, é necessário ir até os órgãos em que seu negócio está registrado, como o Departamento Nacional do Registro do Comércio- DNRC, e prestar todas as informações das alterações que foram realizadas. Atenção, caso você não faça isso, a sua atividade é considerada irregular.
E com relação às empresas que possuem atividades com contribuições ao ICMS?
Nesse caso é fundamental que seja feito o enquadramento fiscal junto à Secretaria da Fazenda do respectivo estado. Além disso, é necessário comunicar à prefeitura em relação à mudança no ramo de atividade do seu negócio, para assim evitar futuros problemas envolvendo o alvará de funcionamento.
Agora, se a atividade empresarial que você exerce tem relação com órgãos de controle e fiscalização como CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), CRC (Conselho Regional de Contabilidade), CRM (Conselho Regional de Medicina), dentre outros, é importante que seja feita a comunicação e posteriormente a atualização também junto a esses órgãos.
Para fazer isso, preciso do auxílio de um contador?
O papel do contador é de grande importância para a mudança de ramo de atividade empresarial, pois permite maior precisão e segurança em relação a normas, leis e trâmites burocráticos no momento da alteração do segmento empresarial, evitando assim que a sua empresa seja considerada irregular. Para que todos os processos aconteçam de maneira correta, esse profissional toma para si a responsabilidade em regularizar tudo nos mais variados órgãos, além de ter capacidade técnica para analisar o seu novo foco empresarial.
Assim você tem acesso a todas as informações sobre os novos tributos a serem cobrados. Assim, você poderá entender se o seu novo ramo é vantajoso ou não para a sua gestão e para seus futuros lucros.
O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!
Tem dúvidas sobre contabilidade?
Últimos Postados
- Vantagens do BPO Financeiro na gestão financeira empresarial
- Posso emprestar o CNPJ?” Veja os riscos e desvantagens
- Entenda como funciona: produtos monofásicos, PIS e COFINS na origem
- Empresa de Assessoria Financeira em Palmas - Conheça os serviços e saiba como contratar
- Educação financeira: aprenda como fazer uma reserva financeira