Recrutamento: como reduzir custos e encontrar talentos?

Recrutamento: como reduzir custos e encontrar talentos?

São dois os principais desafios que envolvem grandes riscos e precisam ser superados por uma boa equipe de gestão de pessoas para garantir economia e bons resultados no processo de recrutamento.

Atração do público certo para participar do processo:

Esse aspecto é fundamental pois costuma envolver a necessidade de investimentos para divulgação que, se aplicados de forma pouco estratégica, podem ocasionar tanto o esvaziamento do processo, quanto a atração do público errado. Já imaginou o tempo que pode ser desperdiçado procurando a “agulha num palheiro” de candidatos inadequados à vaga? 

Escolha de um perfil adequado ao ambiente e à filosofia da empresa:

Outra questão crucial envolve conseguir identificar entre os candidatos aquele que terá uma trajetória harmônica e duradoura na empresa. Um candidato que não se adapte ao ambiente organizacional que pleiteou, inevitavelmente acaba dando prejuízo ao seu negócio. Seja por baixa produtividade, seja criando a necessidade de uma demissão que acarrete em custos trabalhistas e até mesmo na demanda de um novo processo de recrutamento. É voltar à estaca zero.

Agora que já identificamos alguns dos desafios mais recorrentes nessa missão de achar o seu funcionário dos sonhos, temos algumas dicas e alternativas para te ajudar a driblar essas dificuldades e alcançar o seu objetivo. Continue lendo!

Aproveite o potencial da sua marca e o poder das mídias sociais

Esta é uma dica que deve ser levada em conta antes, durante e depois da necessidade de um novo recrutamento em sua empresa. O motivo é simples: se a sua empresa marca presença em alguma rede social, produz conteúdo, interage, vê e é vista, você está um passo à frente.

Um empresa ativa nas redes atrai para si não apenas potenciais clientes, mas também potenciais colaboradores que, de antemão, podem criar identificação e até admiração pelo seu negócio. Ou seja, uma marca forte e bem exposta pode ser um canal direto entre a empresa e um potencial talento que talvez já esteja ansioso para ser contratado!

Pesquise os hábitos do seu público alvo: custa pouco e vale muito!

Dedicar uma parte do seu tempo em descobrir onde se encontra o público que você busca não é tão difícil e pode “bombar” o seu chamado junto às pessoas certas.

Trace em conjunto com os diretores da empresa o perfil do seu colaborador. Mapeie os lugares onde ele pode estar: canais, comunidades, fóruns. Descubra de que maneira é mais possível alcançá-lo sem dar tiros no escuro. Esse mapeamento preliminar vai te ajudar a escolher de forma mais assertiva onde e como divulgar o seu processo seletivo de modo a chegar nas pessoas certas.

Olhe ao seu redor

Nesta dica gostaríamos chamar sua atenção para dois elementos que costumam ser desconsiderados: recrutamento interno e indicações de membros da equipe. Não estamos aqui falando de favorecimento em nenhum hipótese, mas de como elementos muito próximos podem ser o elo que faltava entre a empresa e o candidato ideal.

O recrutamento de um membro que já faz parte da sua equipe para uma outra vaga tem dois aspectos positivos: você está dando uma chance de crescimento para alguém que já tem a confiança da empresa e identificação e ao mesmo tempo está fazendo um colaborador se sentir valorizado e, portanto, motivado.

A indicação tem aspectos semelhantes: um colaborador que já conhece como funciona a empresa tende a saber o que se espera de um candidato e pode encontrar, em seu círculo social ou familiar, alguém que se encaixe perfeitamente. Outra questão é que dificilmente um funcionário vai indicar alguém incompetente, sob o risco de ter seu nome ligado a alguém inadequado para a empresa.

Vale frisar que em ambos os casos, o candidato interno ou indicado deve passar por todos os processos que os demais candidatos para garantir que de fato merece a vaga.

Considere investir em empresa especializada

Por fim, apesar de estarmos falando em economia, um investimento pontual e acertado pode ser muito mais vantajoso em questões de tempo e dinheiro poupados do que simplesmente não investir.

Portanto, se a sua empresa não possui um setor de RH próprio ou profissionais capacitados para gerir um processo de seleção, leve em consideração buscar profissionais ou empresas com experiência, credibilidade e conhecimentos técnicos específicos para encontrar, selecionar e lapidar o talento que pode ajudar a levar a sua empresa para cima.

O que achou das nossas dicas? Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências e dúvidas sobre o assunto.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Como Chegar

Clique para acessar o mapa

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A
Palmas/Tocantins
77015-260
atendimento@primecont.net
63 3216-1284

Ver no Mapa