Prime Contabilidade

Sucesso de uma nova empresa: 5 dicas essenciais

Sucesso de uma nova empresa: 5 dicas essenciais

O sucesso de uma nova empresa vai depender de uma série de fatores. Quantas vezes você já pensou se não seria uma boa ideia abrir uma empresa e entrar de corpo e alma no mercado? Se a sua resposta for “várias vezes” é muito possível que a primeira característica essencial para tomar essa atitude já existe em você: o perfil empreendedor.

O interesse e a disposição inabaláveis para buscar todos os conhecimentos, suportes e caminhos para enfrentar esse desafio, sem dúvidas, é o ponto de partida para quem deseja investir seus recursos nesse tipo de empreitada. O autoconhecimento é essencial, e caso você reconheça em si tal vocação, o segundo passo é se cercar das noções básicas de gestão de empresas, aspectos burocráticos e financeiros, e tantos outros que invariavelmente você terá que lidar.

Existem, no entanto, diversos fatores que são imprescindíveis e podem ser elementos determinantes do sucesso ou do fracasso de uma iniciativa. Preocupações que os novos empreendedores muitas vezes preferem empurrar para a frente, possuem o seu papel mais importante justamente na fase mais delicada de uma empresa que é o seu início.

Acompanhe as nossas dicas e sinta-se mais preparado para dar o primeiro passo na sua empresa e torná-lo um grande passo na sua vida empresarial.

JAMAIS abra mão de um plano de negócios

Se você que pensa em abrir um negócio não tem a menor ideia do que seja um plano de negócios, melhor voltar uma casa e acrescentar esse item na primeira posição da sua checklist. Ou, continue lendo e deixa que a gente te introduz no assunto.

O Plano de Negócios é um documento norteador para o início ou a ampliação de qualquer projeto empresarial. Ele representa uma verdadeira radiografia de todos os aspectos que deverão ser levados em conta para a abertura do seu negócio ao mesmo tempo que é um guia que ajudará a organizar sua cabeça reunindo informações valiosas em um papel.

Este documento descreve todos os objetivos do negócio, cada fase de implementação com suas respectivas previsões de gastos, ideias acerca de cada produto ou serviço a ser oferecido e detalhamentos dos processos de produção. O Plano permitirá também analisar riscos e viabilidades antes que as coisas comecem a sair do papel.

Existem diversos modelos de Plano de Negócio que contemplam qualquer tipo de negócio. Um dos mais utilizados é o oferecido gratuitamente pelo SEBRAE. No entanto, existem diversas outras empresas e incubadoras que fornecem essa consultoria e ajudam o novo empresário no preenchimento dessas informações.

Fique de olho, afinal possíveis sócios ou investidores certamente desejarão dar uma olhada no seu plano de negócios antes de topar uma parceria!

NÃO FAÇA NADA sem o aval de um contador

Calma, a importância do contador não interfere na sua autonomia enquanto empresário, pelo contrário, te dará segurança e embasamento técnico para ter certeza de que está escolhendo caminhos viáveis e de que está vencendo as burocracias de forma a não ter dor de cabeça e prejuízo no futuro.

A contabilidade deve estar ao seu lado desde o início, te ajudando a escolher o regime tributário, o tipo societário e o regime jurídico da sua empresa. Também te ajudará na definição do seu capital social, na emissão de documentos importantes, na captação de recursos e em todo o processo de preenchimento do seu plano de negócios com cálculos e informações confiáveis.

EVITE deixar o marketing para depois

Uma empresa existe para vender, certo? Sejam produtos ou serviços, é essa sua função, objetivo ou finalidade. Colocar o marketing de lado é simplesmente boicotar o seu potencial de vendas e a expansão da sua marca no mercado. Se isso já representa um prejuízo para uma empresa estabelecida, pode significar o ponto final para um negócio novo.

O marketing deve estar presente desde o início em seu planejamento, deve estar incluído entre os gastos essenciais onde você investirá o seu capital inicial e o ideal é que no seu plano de negócios já conste um esboço do que se pretende fazer enquanto ação de venda.

Não considere um gasto, mas um investimento, e tenha em mente que além da importância já mencionada, existem opções viáveis (baixo custo) e eficazes que podem trazer bons resultados através de um planejamento estratégico de marketing.

NUNCA esqueça o que move a sua empresa

O que move sua empresa? O que move qualquer empresa independente do porte e da natureza da atividade? 

O empresário deve ter essa ideia fixa em sua cabeça desde a concepção do seu negócio. Antes da empresa sair do papel tenha bem claro quem é o seu cliente, onde você precisa chegar e o que você precisa fazer para atraí-lo e fidelizá-lo.

Considere que essa é uma pequena obsessão necessária e saudável para o empreendimento e assegure-se de sempre ter em mente de que o cliente é a razão de existir do seu negócio.

SEMPRE consulte um feedback imparcial

A opinião de amigos, familiares e cônjuge são sempre bem intencionadas, mas não necessariamente serão as mais sinceras e técnicas. Pessoas próximas tendem a buscar o estímulo através do elogio e da motivação, porém se valer somente dessas opiniões pode cegar o empresário diante de erros e falhas.

Busque sempre ter uma espécie de mentor ou conselheiro que não tenha medo de te falar a verdade por mais dura que seja. Exponha suas idéias a esta pessoa antes de executá-las. Esse mentor pode ser um outro empresário, o seu contador ou algum outro profissional contratado para desempenhar essa função, seja através de consultoria ou através de pesquisas de mercado.

Bom, essas são algumas das principais dicas que consideramos de extrema importância para quem deseja iniciar um negócio. Se você já tomou sua iniciativa e hoje é um empresário de sucesso, compartilhe conosco suas impressões nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins