Prime Contabilidade

Os 6 principais erros cometidos na abertura de um negócio

Os 6 principais erros cometidos na abertura de um negócio

No Brasil o número de novas empresas vem crescendo constantemente, seja pelo sonho em ter o próprio negócio, pelos incentivos governamentais para as pequenas empresas ou até mesmo pela insatisfação com o mercado de trabalho que acaba não ofertando boas oportunidades para os profissionais.

No entanto, assim como novos negócios surgem a cada ano, muitos acabam fechando as portas nos primeiros anos de existência, e isto se deve a uma série de erros que são cometidos desde a fase inicial do empreendimento. Sendo assim, listamos os 6 principais erros cometidos na abertura de um negócio. Acompanhe!

1. Falta de planejamento

O primeiro passo para se abrir o próprio negócio é pesquisar, e pesquisar muito, é importante identificar quais são as oportunidades viáveis, não esquecendo de que a área de atuação também depende de suas vocações e desejos, você tem que gostar do que faz e isto também deve ser atrativo ao mercado e viável financeiramente.

Tendo em mente qual ramo seguir ter um bom plano de negócio irá auxiliar no planejamento, mostrando as principais variáveis necessárias para um bom empreendimento. Evitando assim problemas futuros com a falta de planejamento.

2. Não conhecer o mercado de atuação

Deixar de conhecer o perfil dos clientes, se esquecer da concorrência e não saber quem serão seus fornecedores são erros cruciais para serem evitados logo na abertura da empresa.

Deste modo, recomenda-se conhecer a fundo o comportamento do seu público-alvo para saber quais serão a suas necessidades e consequentemente quais serão as soluções que sua empresa deverá oferecer. Além disso, o conhecimento da concorrência também o auxiliará a traçar estratégias para conquistar sua fatia de mercado.

Por outro lado, conhecer seus fornecedores também é essencial para firmar alianças duradouras.

3. Ausência de planejamento financeiro

Começar um empreendimento sem saber o quanto será investido, bem como o tempo necessário para recuperar o investimento também é um dos principais erros ao abrir uma empresa.

Além disso, há frequentes casos de empreendedores que falham ao misturar as finanças da empresa com as despesas pessoais. Deste modo, inicia-se o empreendimento falhando em questões básicas que rapidamente trarão retorno negativo para o caixa da empresa.

Com isso, recomenda-se planejar efetivamente o capital de investimento e manter as contas em dia com o uso de fluxo de caixa.

4. Copiar modelos de negócios

Um efetivo modelo de negócio para uma empresa, pode não surtir o mesmo efeito para outras. Logo, iniciar um empreendimento tentando "copiar" outras empresas que já estão no mercado também é um dos principais erros cometidos na abertura de uma empresa.

Deste modo, recomenda-se nesta fase a originalidade equilibrada com padrões que já estão bem posicionados no mercado. Em outras palavras, a empresa tem todo o direito de se espelhar em certos pontos à outras empresas, porém a inovação ao atuar em seu mercado deve ser um diferencial para conquistar seus clientes.

5. Uma andorinha só não faz verão

Por mais que o empresário possua conhecimentos e experiência em seu nicho, é preciso avaliar que sozinho as chances são pequenas. E neste caso, caminhar sozinho tem sido um dos principais erros ao abrir um negócio.

Isto significa que, para que uma empresa funcione efetivamente, os setores como contabilidade, compras, marketing entre outros, devem estar alinhados e composto por profissionais qualificados. Além disso, mesmo que o empreendedor não possua condições para a contratação de mão de obra, há a possibilidade de terceirizar o setor desejado.

6. Não investir em marketing

Por mais que o marketing esteja se difundindo a cada dia, há empresários que ainda optam por deixá-lo de lado por considerarem um gasto desnecessário. Deste modo, logo no início do empreendimento os resultados não surgem simplesmente porque os possíveis clientes ainda não conhecem a empresa.

Por outro lado, há casos onde o investimento com o marketing é feito de maneira inadequada e o investimento acaba sendo perdido pela falta de planejamento nesta etapa.

Com base nas dicas aqui mencionadas, foi possível compreender quais os principais erros cometidos por quem deseja abrir um negócio. Deste modo é válido ressaltar que um empreendimento não deve ser tratado como um evento, e sim um processo onde nenhuma das etapas deve ser pulada e neste caso, deve-se dedicar inicialmente no planejamento, pesquisas de mercado, busca por informações além da solução para todas as áreas que irão existir na empresa.

Por fim, vale destacar que as novas empresas devem buscar sempre as melhores opções para adequar seus setores seja por meio da contratação de profissionais qualificados ou terceirizando algumas áreas.

Tem mais alguma boa dica de erro a ser evitado na abertura de um negócio? Compartilhe com a gente.

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins