Prime Contabilidade

O que são demonstrações contábeis e como elas são feitas em clínicas médicas

O que são demonstrações contábeis e como elas são feitas em clínicas médicas

Você já deve ter ouvido falar da obrigação de elaborar demonstrações contábeis para a sua clínica médica, não é? Muitos médicos julgam esse procedimento como mera burocracia e o deixam nas mãos de seus contadores, sem nem ao menos tentar entender do que se trata.

Neste artigo iremos apresentar o que são as demonstrações contábeis, como são feitas em uma clínica médica e o que você pode aprender com esse procedimento.

O que são as demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis são muito semelhantes a uma fotografia. Se você olhar para uma fotografia sua que foi tirada há dois anos, será capaz de ver exatamente como estava, não é? Você pode lembrar de coisas bem pontuais, como que havia deixado a barba crescer naquele inverno ou que havia um curativo no seu braço por conta de um corte, por exemplo.

Da mesma forma, ao olhar uma demonstração contábil de sua clínica de anos atrás, você poderá facilmente ver como estava a sua situação. E funciona da mesma forma ao mostrar essa fotografia a seus clientes, investidores e demais interessados.

As demonstrações contábeis nada mais são do que a organização de dados e informações para mostrar tudo o que aconteceu na clínica durante determinado período. Existem diversas demonstrações contábeis e cada uma delas possui o objetivo de ilustrar uma informação diferente. Nós veremos as principais delas logo a seguir.

Quais são as demonstrações obrigatórias para a minha clínica?

As demonstrações contábeis obrigatórias para a sua clínica médica irão variar de acordo com a forma como ela foi constituída. A regra geral prevê a obrigatoriedade das seguintes demonstrações:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração de Resultado do Exercício
  • Demonstração do Resultado Abrangente
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Demonstração do Fluxo de Caixa
  • Notas Explicativas

Porém, se a sua clínica é uma Microempresa ou uma Empresa de Pequeno Porte, você estará obrigado a apresentar somente o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado do Exercício e as Notas Explicativas. Todas as outras demonstrações que são obrigatórias na regra geral são facultativas nesse caso. Além delas, ainda é facultativa a Demonstração do Valor Adicionado.

O que cada demonstração representa?

Vamos conferir agora quais são os objetivos das principais demonstrações contábeis:

  • Balanço Patrimonial: mostra a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data, representando uma posição estática. O balanço é composto pelos Ativos (bens e direitos), Passivos (exigibilidades e obrigações) e Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
  • Demonstração de Resultado do Exercício: mostra uma síntese financeiro-econômica dos resultados operacionais de sua clínica através da ilustração da formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência.
  • Notas Explicativas: têm a função de apresentar todas as informações relativas aos princípios contábeis aplicados, bem como informações adicionais necessárias para uma boa análise e interpretação dos números.
    Demonstração do Fluxo de Caixa: informa a origem de todo o dinheiro que saiu do Caixa em um determinado tempo.
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social.
  • Demonstração do Resultado Abrangente: ilustra as mudanças no Patrimônio Líquido que não representam receitas e despesas realizadas, ou seja, não estão apresentadas na Demonstração de Resultado do Exercício.

Qual é a importância das demonstrações contábeis?

Muito mais do que apenas servir para cumprir as obrigações legais, as demonstrações contábeis podem ser encaradas como fontes riquíssimas para auferir e analisar informações a respeito de sua clínica.

Através da elaboração desses demonstrativos, você poderá entender melhor a relação entre as suas operações e os resultados financeiros que estão sendo alcançados. Você tem a sensação de que está lucrando bastante, mas nunca tem dinheiro em caixa para pagar as suas despesas? Talvez você possua muito capital não circulante. Não sabe como toda a receita auferida em seus atendimentos e cirurgias se transforma em tão pouco lucro? Dê uma olhada em sua Demonstração de Resultado do Exercício para ver para onde esse dinheiro está indo.

Você já sabia o que são as demonstrações contábeis? Gostaria de mais conteúdos sobre contabilidade para médicos e clínicas? Deixe o seu comentário!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins