Prime Contabilidade

Contabilidade tributária: o que é e como funciona

Contabilidade tributária: o que é e como funciona

A contabilidade tributária tem como principal objetivo gerar informações que se relacionam com as obrigações fiscais de uma empresa permitindo que sejam tomadas decisões amparadas na realidade contábil, sem perder o ponto de vista fiscal. Por se relacionar de forma próxima à legislação tributária, essa ciência encontra variações em todos os países e até mesmo regiões (estados), em que é aplicada para acomodar as particularidades locais.

Um dos pontos mais importantes da contabilidade tributária é permitir compreender a situação contábil da empresa com uma correta apuração das obrigações fiscais. Um ponto que é normalmente negligenciado por um grande número de empresários, entretanto, é que a aplicação e a compreensão da contabilidade tributária não somente favorece que sejam apuradas as obrigações fiscais da empresa, mas também que se tenha uma maior clareza de seus direitos.

Em um ambiente recessivo como o que enfrentamos, atualmente, no Brasil, o conhecimento em contabilidade tributária pode auxiliar o administrador a compreender todas as implicações decorrentes de suas atividades empresariais e resguardar-se com mais segurança de riscos desnecessários. Isso acontece particularmente, quando certos tipos de relações contratuais e jurídicas estiverem presentes, como terceirizações, contratações de pessoa jurídica e utilização de serviços de autônomos, entre outros. No post de hoje, confira o que é a contabilidade tributária e como ela funciona.

Planejamento tributário

Embora a contabilidade fiscal assuma um caráter mais voltado ao controle externo, do ponto de vista de arrecadação de tributos, do foco tributário é possível derivar uma excelente ferramenta de planejamento e gestão do negócio. Com tantas regras tributárias em que as empresas se submetem, a baixa eficácia tributária pode ser uma grande inimiga do lucro.

Por esse motivo, a contabilidade tributária não deve ser, de forma alguma, vista como apenas um ônus ou uma obrigação indesejável das empresas, mas sim como uma grande aliada para que elas se mantenham em dia com o fisco e, ao mesmo tempo, apliquem sempre da forma que mais lhe favoreça as regras fiscais em vigor.

Além disso, não podemos deixar de considerar que a apuração de informações tributárias precisas confere ao empresário um panorama real de seu negócio, deixando claro qual parte do resultado vai para o seu bolso (o lucro) e qual parte vai para os cofres públicos (tributos). Entender essa diferença pode auxiliar não só no planejamento tributário dos exercícios futuros, mas no planejamento estratégico geral da empresa.

Entendendo melhor os riscos

O Brasil conta com um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Em um ambiente com conceitos como o de substituição tributária, os riscos associados ao recolhimento de impostos podem até mesmo inviabilizar um negócio.

Nesse sentido, a contabilidade fiscal se torna uma ferramenta excelente para o monitoramento e controle fiscal, evitando situações de risco exacerbado que possam comprometer a liquidez do empreendimento. Informações claras e precisas do real panorama fiscal da empresa permitem que os riscos sejam tratados, assim, sendo possível até mesmo eliminá-los.

Atividade profissional

Para que os resultados decorrentes da contabilidade tributária possam ser maximizados, é preciso contar com serviços profissionais, orientados especificamente para esse fim. A contabilidade, de forma geral, já envolve serviços prestados por contadores credenciados, mas o viés tributário é uma especialização na qual quanto mais experiência: melhor.

Como sua empresa lida com a contabilidade tributária? Conheça os serviços da Prime Contabilidade e saiba como sua empresa pode realizar um melhor planejamento tributário. E não deixe de comentar sobre suas experiências e dúvidas!

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins