Prime Contabilidade

Conheça as atividades contábeis de uma empresa

Conheça as atividades contábeis de uma empresa

Você consegue listar rapidamente pelo menos três atividades contábeis realizadas dentro da sua empresa? Certamente, você pode listar muito mais que três atividades. Se for pensar em todas as etapas da vida de uma empresa – abertura, operação e encerramento (ninguém quer fechar empresa, mas é preciso prever isso) – os serviços contábeis são essenciais em todas as etapas. Neste post, conheça as atividades contábeis de uma empresa:

A contabilidade está presente da abertura ao fechamento da empresa

Quando se abre uma empresa, é o contador quem orienta qual a documentação inicial necessária para a formalização do negócio. Ele solicita o valor do capital, a forma de administração da empresa (se individual ou por meio de sociedade) e a descrição exata da atividade da empresa. Na contratação de colaboradores, o contador participa ativamente orientando sobre os regimes trabalhistas e detalhes de acordo com cada categoria. Também atua ativamente, no momento do cálculo das férias, horas-extras e até nos acertos. Durante a atividade, a contabilidade realiza os balanços do ano e fornece os números que orientarão o controle gerencial. Se por ventura o negócio precisa ser encerrado, o contador deve direcionar toda a documentação que precisa ser providenciada: baixa do CNPJ, providências na Junta Comercial, baixa do banco de dados da prefeitura em caso de recolhimento de ISS ou ICMS, certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e uma série de outros documentos.

Auxilia no recolhimento de impostos e na tomada de decisões

Embora a contabilidade seja fundamental para que as empresas fiquem em dia com o fisco, ela não serve apenas para apurar impostos e evitar que as empresas paguem multas estaduais e federais. A contabilidade é uma ferramenta essencial para as tomadas de decisões estratégicas, o que ajuda a melhorar o patrimônio e o modo de administrar a sua empresa no desempenho de suas atividades. Elaborar um balanço é algo corriqueiro na atividade, mas orientar os diretores para que tomem as decisões mais acertadas, assim como indicar as prioridades financeiras da empresa, é papel de uma boa equipe de contabilidade.

Atividade destinada a profissionais

Por ser tão importante e existirem tantas tarefas contábeis é que elas devem ser realizadas por uma equipe especializada e dedicada. Por mais que a sua empresa tenha um setor de contas a pagar e a receber, que funcione em sintonia com o departamento financeiro, será difícil realizar com perfeição tarefas como apuração de impostos fiscais, organização de documentação patrimonial, escrituração, providências relativas ao Imposto de Renda e tantas outras.

Terceirização da atividade contábil

Assim como os serviços de segurança, limpeza e portaria, a contabilidade é uma atividade especial que pode ser melhor realizada por meio da terceirização. Como a tarefa precisa ser feita de qualquer maneira – independente da época do ano ou do número de empregados – é melhor que ela seja direcionada a quem entende do assunto. Assim, a empresa pode direcionar energias e focar na inovação do negócio ao qual se dedica. A Prime Contabilidade é uma empresa especializada em consultoria e assessoria empresarial, que realiza um serviço de excelência com agilidade. A equipe da Prime investe em constante treinamento e atualização para que os clientes sejam atendidos com segurança e agilidade.

Veja também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins