Prime Contabilidade

Prepare sua empresa para o eSocial

Prepare sua empresa para o eSocial

O Governo Federal já está preparando a grande e esperada novidade: uma base de dados unificada que irá detalhar todas as informações dos trabalhadores, inclusive domésticos. Tudo passará a ser transmitido via online, através de tabelas específicas e leiautes pelo chamado e-Social.

Empregadores terão que se preparar para as mudanças que a nova obrigatoriedade vai exigir, e não pense que serão apenas aquelas de natureza tributária e contábil. Exatamente TUDO que diz respeito ao histórico profissional e pessoal dos trabalhadores, bem como as atividades executadas, passarão a fazer parte do documento que será enviado diretamente ao Fisco. Se você tem dúvidas sobre o eSocial e não sabe como se preparar para “encarar” a nova obrigação, elaboramos algumas dicas que vão auxiliar sua empresa nesta nova fase. Confira!

Unificação de Dados e Situações

A grande promessa da Receita Federal é que diversas obrigações que atualmente são enviadas sejam substituídas pelo eSocial, como é o caso do RAIS, CAT, GFIP, PPP, elaboração de folhas de pagamento e fichas de registro.

Com a unificação dos dados e situações que não estão em conformidade com a legislação trabalhista, previdenciária e fiscal poderão ser facilmente levantadas por auditores, pois o projeto trabalha em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Antigos formulários e declarações passam a serem inutilizadas e o espaço é notoriamente preenchido pela informatização e padronização dos dados. A grande possibilidade do eSocial é a diminuição e simplificação das obrigações, embora o trabalho do setor de Recursos Humanos e de outros setores possa duplicar ou demandar mais mão de obra, já que não é fácil reunir todo este volume de dados. E o que mais vai aflingir, principalmente empresas que não têm um ritmo tão ágil, é o prazo, que deverá ser cumprido para envio das informações, o que implica em multa em dados lançados "a posteriori".

Empresas que não mantêm suas informações organizadas ou que a base documental não seja tão detalhada terão um árduo caminho a trilhar. Apesar de empregadores frisarem o caráter arrecadatório como sendo o principal objetivo do eSocial, este não passa de uma mera aplicação do que já deveria estar acontecendo. O programa é uma “bela” estratégia do Governo Federal para proteger o empregado de injustiças e condições que não atendam a legislação e que possam acentuar a participação deste no “déficit” da Previdência Social. Com o eSocial empregador passa a ser responsabilizado por expor trabalhadores a condições adversas.

Conheça o eSocial e Prepare sua Empresa para as Mudanças

Você sabe o que é eSocial? Sabe quais as mudanças que ele vai trazer para sua empresa? Está por dentro dos prazos? Esta é a hora exata para tirar todas as dúvidas e começar o processo de transição com o “pé direito. É preciso estar preparado antecipadamente para receber a nova obrigação, que promete revolucionar os alicerces e transformar a cultura de muitas organizações. Prazos e regras, além de todas as informações sobre o eSocial, já podem ser conferidos no guia definitivo lançado em fevereiro pelo Governo Federal.

Reveja Processos Internos

É preciso reconhecer que a mudança é necessária e o que é preciso, desde já, identificar as rotinas da empresa e começar o processo de adaptação. É preciso analisar como está sendo feito e o que deverá ser alterado com as novas exigências do eSocial. Como a nova obrigatoriedade exige que as informações sejam encaminhadas dentro do prazo, é importante conhecer bem as regras para evitar as “salgadas” multas.

Treinamento: Essencial

Consultorias especializadas no programa eSocial já estão inseridas no mercado, aposte no treinamento da equipe da sua empresa sobre o assunto, como é o caso dos setores de Recursos Humanos, Fiscal, Tecnologia da Informação e Contábil. A preparação antecipada para o recebimento de como proceder a nova obrigação poderá ser um grande aliado de muitas empresas.

Planeje a Integração

Como já dito anteriormente, o eSocial é a unificação de várias obrigações e por isso vários setores da organização passarão a trabalhar juntos diretamente. É preciso reunir as áreas responsáveis por cada procedimento e levantar quais pontos serão alterados. Como o eSocial possibilita a utilização de um software que seja compatível com o programa, a organização poderá pesquisar uma plataforma e/ ou uma estrutura que facilite a transição e a adequação das atividades de Recursos Humanos.

Trabalhe Junto com o Contador

É preciso que sua empresa esteja em total sintonia com o contador, uma vez que, na maioria dos casos, será ele que irá entrar com os dados do eSocial e por isso precisa estar integrado com todos os atos e fatos da organização.

Gostou do post? Sua empresa já está se preparando para a chegada do eSocial? Compartilhe conosco suas experiências ou entre em contato com nossa equipe. Daremos todo o suporte no processo de transição para o eSocial!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins