Prime Contabilidade

Entenda a importância do associativismo

Entenda a importância do associativismo

No empreendedorismo a união, definitivamente, faz a força – e a última conquista da FACIETO e das associações comerciais do Tocantins provam isso.

No dia 16 de dezembro de 2021, sob a aprovação da FACIETO, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema, da qual a Prime Contabilidade faz parte, apresentou ao Estado do Tocantins um documento oficial solicitando a extinção da obrigatoriedade do imposto ICMS Complementação de Alíquota, tecendo considerações e apresentando os benefícios que a proposta pode gerar para o fortalecimento da economia do Estado.

A associação considera que o recolhimento do ICMS das empresas que se beneficiam do Simples Nacional acarreta na perda de capacidade competitiva, visto que essas empresas, beneficiadas pelo plano simplificado de tributação, possuem limitada capacidade econômica.

Como uma das vantagens da possível isenção, está a possibilidade da criação de novos postos de emprego – o que, certamente, fomentaria a economia da região.

O documento redigido pelas associações, ganhou a assinatura do Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Este feito histórico é uma vitória do associativismo da qual a Prime Contabilidade faz parte.

Mas você sabe o que é associativismo? A seguir iremos explicar brevemente porque esta integração é importante para você, empresário.

O que é associativismo?

O associativismo é uma prática que incentiva a cooperação e a integração entre indivíduos ou empresas, visando proporcionar o crescimento dos envolvidos na rede. Esta é uma prática antiga e pode ser aplicada em empresas de qualquer área de atuação, desde que todas tenham algo em comum.

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema, por exemplo, reúne milhares de empreendedores que têm empresas no município.

Esta integração entre associados permite que ações sejam desenvolvidas pela entidade para garantir a expansão dos participantes.

Vantagens do associativismo

Os associados costumam se mobilizar conjuntamente para dar visibilidade a questões que representam um empecilho para o desenvolvimento dos negócios no país, e para lutar por causas junto aos órgãos públicos para favorecer o empreendedorismo.

Das vantagens econômicas, passando pela representatividade e chegando até a defesa dos interesses mútuos, os benefícios do associativismo são muitos.

O associativismo pode trazer para o empreendedor a troca de experiências, bagagens valiosas de conhecimentos, preços mais acessíveis em produtos e serviços, autoridade para a marca e, é claro, maior competitividade.

O associativismo como recurso de fortalecimento de pequenos negócios

O associativismo é especialmente benéfico para os pequenos empreendedores, pois são estes os que costumam ter mais dificuldade para enfrentar a concorrência de grandes corporações e as decisões legais tomadas em apoio às mesmas.

É o caso da luta travada pelas associações do Tocantins a favor da isenção do ICMS, por exemplo. Entende-se que empresas enquadradas no Simples, não possuem as mesmas condições econômicas de outras empresas enquadradas em outros planos de tributação. Desta forma, a obrigatoriedade do recolhimento do imposto não deveria ser igual para todos.

Ou seja, o associativismo busca fortalecer especialmente os pequenos e médios empreendimentos, lutando por condições que os tornem mais competitivos no mercado.

As consequências são positivas e estamos a poucos passos de uma grande vitória; que tal se unir a ACIAM (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miracema)?

O que você acha desta ação? Deixe a sua opinião nos comentários!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e não se esqueça de assinar a nossa newsletter, para receber as novidades do blog em primeira mão. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins