Prime Contabilidade

5 pontos de atenção na Contabilidade Rural

5 pontos de atenção na Contabilidade Rural

Cada detalhe dentro da contabilidade importa. Esse é um mantra que deve ser seguido por contadores das mais variadas áreas, mas, especialmente, quando o cenário é a contabilidade rural.

Deixar a contabilidade da sua produção rural nas mãos de quem não entende do assunto pode significar a perda de dados e informações a serem apurados e de datas importantes para se manter em dia com a justiça brasileira.

Dentre as peculiaridades da contabilidade rural, existem 5 pontos de atenção que devem ser prioridade para você, produtor rural.

Continue lendo e confira quais são eles.

Nós já te contamos a importância de otimizar a sua contabilidade rural, não deixe de conferir!

1. Inventário Rural

O inventário rural se diferencia pelos recursos que precisam ter um valor monetário associado. Você precisa, por exemplo, determinar o valor de uma árvore frutífera, ou uma fonte de água, para que o patrimônio total do produtor possa ser mensurado.

Já existem softwares e técnicas avançadas que ajudam a mapear o patrimônio na propriedade, mas é preciso conhecimento para manuseá-las.

2. Culturas temporárias e permanentes

O registro de culturas temporárias e culturas permanentes é diferente dentro dos documentos contábeis.

No caso de culturas temporárias, os produtos são registrados como ativos circulantes, o que representaria o “estoque em andamento” no caso da indústria. Todos os custos devem ser contabilizados, desde as mãos de obra até combustível dos tratores, sementes, adubos, entre outros.

No caso de culturas permanentes, a classificação dos custos costuma ser como ativos não circulantes (imobilizados), sendo incluídos diretamente no patrimônio da empresa durante o seu primeiro ano.

3. Ciclos operacionais

O ciclo operacional de uma empresa rural conta muito para a contabilidade, começando pela preparação do solo, ou inseminação de animais, até a comercialização final do produto.

A grande questão é que muitas vezes estes ciclos operacionais não correspondem ao ano fiscal como para empresas de outros setores. No caso da contabilidade rural, o ciclo possui características sazonais.

Por isso, entender bem os ciclos de produção e conhecer as possibilidades de lançamentos é fundamental para a saúde financeira do negócio.

4. Registros de perdas

Ao contrário de outras áreas de atuação, o meio rural está sujeito a uma série de variáveis, como problemas climáticos (geadas, incêndios, inundações, etc), que estão fora do controle do proprietário.

As perdas devem ser registradas e os lançamentos devem ser feitos como despesas não operacionais do exercício.

Para evitar prejuízos maiores, é também muito importante que as circunstâncias sejam antecipadas.

5. Controle de custos

O controle de custos é um tópico fundamental na contabilidade de todas as áreas, mas na contabilidade rural a atenção deve ser redobrada. Isso porque o produto final precisa cobrir todos os gastos e investimentos por um longo período.

Dessa forma, é importante considerar os custos e as despesas também da depreciação (perda de valor de bens tangíveis), amortização (perda de valor de bens intangíveis ao longo do tempo) e exaustão.

Outros custos, diretos e indiretos, são: sementes, fertilizantes, mão de obra, pagamento de armazenagem, aluguel de maquinário, etc.

Dica extra:

Fique atento ao Livro Caixa! Em 2019, entrou em vigor o cuidado com o Livro Caixa do Produtor Rural, tornando obrigatório o envio das informações a todos os produtores que exploram as atividades nas condições previstas na Lei 8.023/90 e nas alterações regulamentadas pela IN SRF 83/200.

O documento, que está integrado ao sistema público de escrituração digital (SPED), deve ser entregue junto com o IRPF, com o objetivo de apurar e recolher o Imposto de Renda da Pessoa Física e, portanto, deve obedecer uma série de regras durante o preenchimento.

Devem ser registradas as seguintes informações: a data do registro; a identificação do imóvel rural; o número da conta bancária; o número e tipo de documento (nota fiscal, fatura, recibo, etc); a identificação do CPF do participante; e o tipo de lançamento (receita, despesas e/ou investimentos).

É bastante informação, não é mesmo? É por isso que, para evitar erros comuns e dores de cabeça, você precisa de um serviço especializado ao seu lado.

Conte com a Prime Contabilidade e receba uma consultoria personalizada!

Gostou deste conteúdo? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins