Prime Contabilidade

Consultor Contábil: como trabalha esse profissional?

Consultor Contábil: como trabalha esse profissional?

Você conhece o trabalho de um Consultor Contábil? E como sua atuação se faz necessária para a construção de grandes negócios? Ainda que seja uma figura de bastidor e não possua normalmente tanta visibilidade, esse profissional faz um trabalho de extrema importância para o desenvolvimento das empresas. É por meio de suas atividades que as demandas contábeis são gerenciadas, garantindo o cumprimento das leis e identificando soluções financeiras eficazes.

A seguir, saiba mais sobre como trabalha esse profissional e como ele pode influenciar no sucesso de seu negócio. Confira!

Qual é o papel do Consultor Contábil?

Esse profissional tem como principal responsabilidade o desenvolvimento de ações referentes ao controle financeiro da empresa. Aqui, considera-se todo o trabalho que engloba a análise da movimentação monetária, incluindo levantamento de taxas e impostos referentes às transações de prestação de serviços.

Ele realiza a administração dos recursos financeiros por intermédio de um processo de registro, descrição e acompanhamento de dados gerenciais e estatísticos. É através desse trabalho que a direção da empresa recebe dados fundamentais para orientar a tomada de decisões estratégicas do negócio. 

Quais são as principais atividades do Consultor Contábil?

Dentre as principais demandas que configuram a atividade do Consultor Contábil estão a análise dos livros de contabilidade, o fluxo e o balanço de caixa, a análise da folha de pagamento dos funcionários, a controladoria contábil, a verificação de índices econômicos e fiscais, o controle de custos, as simulações de preços, as parametrizações contábeis, as apurações de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, o suporte de decisões contábeis, etc.

Por que a figura de um Consultor Contábil é tão importante?

Uma das grandes vantagens na contratação de um Consultor Contábil é a segurança. Isso porque esse profissional poderá orientar, a partir de constatações obtidas através dos dados da empresa, as melhores decisões a serem tomadas.

Trata-se de uma espécie de controladoria, que garante um olhar de fora a respeito dos processos implementados. Com um Consultor Contábil, a empresa trabalhará de forma coesa, de acordo com a legislação e sem quaisquer surpresas indesejadas em relação à cobrança de impostos.

Qual é o momento de contratar um Consultor Contábil?

A verdade é que o acompanhamento contábil deve nascer junto com o seu negócio. Portanto, se você está planejando iniciar um novo projeto, comece logo a pensar nessa contratação. A Consultoria Contábil precisa estar por dentro das suas rotinas e entender o fluxo da sua empresa, por isso, deve ser considerada como um serviço contínuo e indispensável para a operação de seu negócio.

O que deve ser considerado para a contratação?

O seu Consultor Contábil terá acesso a todos os dados de sua empresa e estará inserido diretamente nas suas rotinas administrativas. Portanto, é crucial que seja um profissional de confiança e credibilidade no mercado.

Você precisa acreditar no trabalho desse parceiro, a fim de que possa entregar suas informações com tranquilidade e certeza de assertividade e sigilo.

Ainda, o consultor a ser contratado deve ter um perfil adequado para o trabalho, bem como o conhecimento teórico-prático no segmento do seu negócio – ele precisa entender também suas peculiaridades, para desenvolver um trabalho eficaz e baseado nas necessidades específicas de sua empresa.

Para encontrar esse parceiro, referências são sempre uma boa alternativa. Pesquisar o registro no CRC e a reputação dele na internet também ajudam a encontrar um profissional idôneo e eficiente.

O Consultor Contábil é parte fundamental no gerenciamento de uma organização e não deve ser dispensado.

Poder contar com um profissional de qualidade que desenvolva essa atividade de forma coerente e bem orientada é também uma estratégia de mercado – um investimento com alto e vantajoso retorno em benefício de sua empresa. Perceba esse profissional contábil como um parceiro, como alguém que está pronto para identificar falhas e promover melhorias em seus processos, beneficiando sua empresa como um todo.

E então, ficou claro como um Consultor contábil pode fazer diferença para o sucesso da sua empresa? Você já conta com uma assessoria como essa em seu negócio? Se não, está na hora de você começar a considerar essa ideia! Entre em contato com a Prime Contabilidade ou deixe sua mensagem nos comentários!

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Veja Também:

Tem dúvidas sobre contabilidade?

Inscreva-se para Receber Novidades

Prime Contabilidade

63 3028-3477

205 Sul, Av. LO 05, Lote 30-A, Palmas - Tocantins